O 10 de setembro é lembrado em todo o mundo como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma data instituída em 2003 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP). O objetivo é chamar a atenção para um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas e ainda enfrenta barreiras de silêncio e estigma.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
De acordo com a OMS, mais de 720 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no planeta — o que representa uma vida perdida a cada 40 segundos. Na América Latina, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima quase 100 mil mortes anuais. No Brasil, são cerca de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 mortes por dia. Especialistas destacam que quase 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais, como depressão, ansiedade e abuso de substâncias.
O problema é especialmente preocupante entre os jovens de 15 a 29 anos, faixa etária em que o suicídio está entre as principais causas de morte. Para enfrentar essa realidade, a campanha mundial do triênio 2024–2026 adota o lema “Changing the Narrative on Suicide” (“Mudando a narrativa sobre o suicídio”), que incentiva a quebra de tabus, a empatia e a busca por ajuda.
Em Bragança, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma programação especial nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2025, das 17h às 19h, na Academia da Saúde do Alegre. O evento vai oferecer atendimento psicológico e odontológico na carreta de saúde, além de um aulão com atividades físicas aberto à comunidade. A iniciativa integra a campanha nacional do Setembro Amarelo e busca aproximar a população de serviços de cuidado e acolhimento.
Mais do que uma data no calendário, o 10 de setembro é um convite à reflexão coletiva sobre a importância da prevenção, do diálogo e do fortalecimento das redes de apoio.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté