Uma data de reflexão e luta contra o racismo em todo o mundo
Nesta quinta-feira, 21 de março, o mundo celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória das vítimas do chamado “Massacre de Sharpeville”. O episódio, ocorrido em 1960, na África do Sul, tornou-se um marco na luta contra o racismo e a segregação racial.
Naquele ano, cerca de 20 mil sul-africanos protestavam pacificamente contra a política do Apartheid, um regime que restringia os direitos da população negra e impunha severas limitações de circulação. Em resposta, tropas militares abriram fogo contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas e ferindo mais de 180. O massacre chocou o mundo e ajudou a impulsionar movimentos globais contra a segregação racial, além de fortalecer a luta pelo fim do Apartheid, que só seria oficialmente desmantelado em 1994.
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
No Brasil, além de integrar a luta mundial contra a discriminação racial, o dia 21 de março também foi instituído como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data foi oficializada por meio da Lei nº 14.519, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. O objetivo é reconhecer e valorizar a riqueza cultural e religiosa de tradições de matriz africana, além de reforçar a importância do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial.
Ver essa foto no Instagram
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté