Home / Destaque / 21 de março: Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial
Imagem: Reprodução/Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

21 de março: Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Uma data de reflexão e luta contra o racismo em todo o mundo

Nesta quinta-feira, 21 de março, o mundo celebra o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em memória das vítimas do chamado “Massacre de Sharpeville”. O episódio, ocorrido em 1960, na África do Sul, tornou-se um marco na luta contra o racismo e a segregação racial.

Naquele ano, cerca de 20 mil sul-africanos protestavam pacificamente contra a política do Apartheid, um regime que restringia os direitos da população negra e impunha severas limitações de circulação. Em resposta, tropas militares abriram fogo contra os manifestantes, resultando na morte de 69 pessoas e ferindo mais de 180. O massacre chocou o mundo e ajudou a impulsionar movimentos globais contra a segregação racial, além de fortalecer a luta pelo fim do Apartheid, que só seria oficialmente desmantelado em 1994.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

No Brasil, além de integrar a luta mundial contra a discriminação racial, o dia 21 de março também foi instituído como o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. A data foi oficializada por meio da Lei nº 14.519, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2023. O objetivo é reconhecer e valorizar a riqueza cultural e religiosa de tradições de matriz africana, além de reforçar a importância do combate ao racismo e da promoção da igualdade racial.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Secretário de Esportes anuncia novidades para a Semana da Pátria 2025 em Bragança; veja a entrevista

Com reconhecimento estadual e novidades no esporte, a 56ª Semana da Pátria promete ser a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.