As festividades do Círio de Nazaré começaram em Belém do Pará, marcando o início de um dos maiores eventos religiosos do mundo. Ao todo, serão 14 procissões que compõem a quadra nazarena, sendo as mais esperadas neste fim de semana. O ápice acontece no domingo (13), com o Círio de Nazaré, considerada a maior procissão católica do Brasil e uma das maiores do mundo.
Nesta sexta-feira (11), a mais longa das procissões tomou as ruas por volta das 8h. Com um percurso de 52 quilômetros, o Traslado para Ananindeua e Marituba atravessa diversas vias de Belém e cidades vizinhas. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, carregada em uma berlinda – uma espécie de carruagem – é conduzida por uma viatura e escoltada por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que reforçou o efetivo com apoio de policiais de outros estados para garantir a segurança.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ao longo do trajeto, a imagem é acompanhada por corredores e ciclistas, enquanto fiéis se posicionam nas calçadas, pedindo bênçãos e agradecendo pelas graças recebidas. O Traslado, que se destaca como a mais extensa das 14 procissões, antecede as outras grandes celebrações: o Círio Fluvial, que acontece nos rios de Belém, a Trasladação, conhecida como procissão das luzes, e a Grande Procissão no domingo. Este último evento costuma reunir cerca de dois milhões de devotos, consagrando-se como um marco de fé e devoção no Brasil.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté