Cerca de 2 milhões de pessoas se reuniram em Belém-PA, neste domingo (13), para participar da tradicional procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, um dos maiores eventos religiosos do Brasil. A romaria, considerada o ponto alto das festividades, teve início às 7h11, logo após a missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira Corrêa, na Catedral Metropolitana de Belém.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Durante a cerimônia, que começou por volta das 6h, dom Alberto destacou a importância da mobilização dos fiéis e pediu reflexões sobre o valor da vida humana.
“Peço que, hoje, ao passarmos por nossas ruas, nos comprometamos a pavimentar de dignidade, respeito, honra, valorização da vida humana, cada espaço desta cidade e das cidades aqui representadas – as mais próximas e as mais distantes”, declarou o arcebispo, dirigindo-se aos devotos presentes.
📲 Acesse o grupo do Diário do Caeté no WhatsApp
A procissão da 232ª edição do Círio percorreu cerca de 4 quilômetros entre a Catedral e a praça da Basílica Santuário de Nazaré, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegou às 12h22, após cinco horas de caminhada, sob intenso calor. Celebrações e cânticos marcaram o trajeto, com a presença de populares, autoridades e celebridades, todos unidos pela fé e pela devoção à santa.
Ver essa foto no Instagram
Entre a multidão, cartazes com mensagens de agradecimento por graças alcançadas, pedidos de cura e orações podiam ser vistos. Ambulantes aproveitavam o movimento para vender água, sorvetes e lembranças alusivas ao Círio, enquanto fiéis entoavam cânticos religiosos e rezavam durante todo o percurso.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) mobilizou mais de 8 mil agentes para garantir a segurança e o bem-estar dos participantes. O secretário estadual de Segurança Pública, Ualame Machado, ressaltou a importância do evento para a população paraense.
“As forças de segurança se integram para que possam, juntamente com a Defesa Civil, Cruz Vermelha, dar conforto e maior dinamismo à procissão, além de garantir a fluidez do trânsito e das pessoas, para que cada um possa exercer a sua fé da melhor forma. A segurança pública trabalha meses antes para que este momento aconteça e que as pessoas possam aproveitar com toda tranquilidade”, acrescentou Machado.
Ver essa foto no Instagram
Nas redes sociais, o governador do Pará, Helder Barbalho, comentou sobre a participação dele e de sua esposa, Daniela Barbalho, no Círio, como fazem anualmente. A primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, também compartilhou sua emoção ao acompanhar o evento. Ela e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estiveram presentes na Varanda de Nazaré, promovida pela cantora Fafá de Belém, onde assistiram à multidão entoando “Nossa Senhora”, canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos.
Ver essa foto no Instagram
“Quanta gratidão por viver o Círio novamente e poder agradecer por tantas bênçãos nessa caminhada. A fé, o amor e a solidariedade nos unem”, escreveu Janja em suas redes sociais.
No sábado (12), o casal presidencial já havia participado da romaria fluvial, outro evento tradicional que integra a programação do Círio e que, este ano, contou com cerca de 400 embarcações, reforçando o caráter grandioso e simbólico das celebrações em honra a Nossa Senhora de Nazaré.
Ver essa foto no Instagram
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Brasil