A maior competição estadual do esporte amador, os Jogos Abertos do Pará (Joapa), entra em sua fase decisiva após a conclusão de oito etapas regionais nesta quinta-feira (17) de outubro. Mais de mil atletas, representando 35 municípios paraenses, estão classificados e prontos para disputar a Fase Estadual, que acontece em Belém. Seis modalidades estarão em jogo: handebol, basquete, futsal, tênis de mesa, futebol de areia e vôlei.
O evento, que chega à sua 13ª edição, é organizado pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). A competição também conta com a disputa pelo Troféu Eficiência, o prêmio mais cobiçado pelos atletas e municípios participantes.
As fases regionais aconteceram nos municípios de Portel, Soure, Alenquer, Cametá, Tucuruí, Salinópolis, São Miguel do Guamá e Castanhal, que sediaram partidas emocionantes e definiram os finalistas.
📲 Acesse o grupo do Diário do Caeté no WhatsApp
Entre os destaques da competição, a Seleção Bragantina, atual campeã na categoria vôlei feminino, começou com vitória, derrotando a equipe de Pontas de Pedras por 2 sets a 0. O próximo desafio das bragantinas será contra a seleção de Castanhal, nesta sexta-feira (18), às 20h, no IFPA Campus Belém. Caso vençam, as atletas de Bragança assumem a liderança da chave e avançam com força para as quartas de final.
Ver essa foto no Instagram
Logística – Na tarde da última terça-feira (15), coordenadores do Joapa se reuniram para definir detalhes da abertura do evento. O coordenador Técnico da Seel, Leiff Reis, falou sobre o trabalho realizado para o sucesso da competição.
“A fase estadual reúne todos os campeões das oito regionais. Esses campeões vêm para Belém competir entre si. Hoje, nós temos mais ou menos cerca de mil atletas vindo para a Região Metropolitana. Nós teremos cinco espaços para competições – IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará); Arena União, no Maguari; La Salle; o Mangueirão (Estádio Olímpico do Pará) e o Mangueirinho (Arena Guilherme Paraense), onde será realizado o tênis de mesa. É uma logística gigantesca para a gente acolher todos esses mil atletas que serão hospedados no Parque dos Igarapés. A nossa expectativa é que tudo transcorra da melhor maneira possível”, reiterou o coordenador Leiff Reis.
Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Pará