Home / Economia / Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas dívidas no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma ação promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central (BC), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons estaduais e municipais. O mutirão se estende até o final de novembro, proporcionando condições especiais de renegociação para ajudar consumidores a reorganizar suas finanças.

Na edição anterior, em março deste ano, foram repactuados mais de 1,6 milhão de contratos. Este mutirão permite a renegociação de dívidas em atraso contraídas com bancos e financeiras, incluindo cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras linhas de crédito, desde que as dívidas não estejam cobertas por bens dados em garantia e ainda estejam vigentes.

Entre as facilidades oferecidas pelos bancos participantes estão descontos, parcelamentos e juros reduzidos para refinanciamento, que podem variar conforme a política de crédito de cada instituição. No entanto, a ação não é indicada para pessoas em superendividamento, condição na qual a pessoa não consegue manter sua subsistência e de sua família ao pagar as dívidas. Para esses casos, a orientação é procurar o Procon para auxílio direto.

📲 Acesse o grupo do Diário do Caeté no WhatsApp

Consumidores interessados podem consultar suas dívidas no sistema Registrato, do Banco Central, que permite o acesso ao Relatório de Empréstimos e Financiamentos. As negociações podem ser feitas diretamente nos canais oficiais das instituições financeiras ou pelo portal Consumidor.Gov.Br, que exige uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro para acesso.

Com a ação, os organizadores esperam que um número ainda maior de brasileiros consiga equilibrar suas finanças, aproveitando as oportunidades para negociar melhores condições de pagamento até 30 de novembro.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Brasil

Veja Também

Programa Pé-de-Meia inicia pagamento de benefício para estudantes nesta segunda-feira

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia, que atua como uma poupança voltada à permanência ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.