Donald John Trump, 78, volta ao comando da maior potência do mundo chancelado pelo voto dos americanos, agora como o mais velho candidato a ser eleito na história dos Estados Unidos. Ele foi o grande vitorioso de uma eleição que marcou uma guinada expressiva à direita, com impactos que prometem ressoar tanto no país quanto no cenário global.
Ver essa foto no Instagram
O republicano foi declarado presidente eleito dos Estados Unidos pela projeção de sites de notícias por volta das 7h30, quando alcançou a marca de 276 dos 538 votos do Colégio Eleitoral. Apesar da apuração ainda em curso, Trump já liderava em todos os sete estados-pêndulo, consolidando um desempenho que superou as expectativas das pesquisas pré-eleitorais.
📲 Acesse o grupo do Diário do Caeté no WhatsApp
Além de vencer no Colégio Eleitoral, ele também assegurou uma vitória no voto popular, somando 68 milhões de votos, enquanto sua adversária, a democrata Kamala Harris, obteve 62,9 milhões. Este feito é notável, considerando que um republicano não alcançava a Casa Branca como o candidato mais votado pela população desde George W. Bush, em 2004.
*É proibida a reprodução desde conteúdo
Fonte: Diário do Caeté