Home / Bragança / Falta de energia elétrica e água gera transtornos à população de Bragança
Imagem: Reprodução/Centro Comercial de Bragança-PA/Foto: Arquivo/Márcio Mafra/Agência CNC - Diário do Caeté.

Falta de energia elétrica e água gera transtornos à população de Bragança

Interrupção de energia e abastecimento de água provoca insatisfação e prejuízos

Nesta quinta-feira (5), parte do centro comercial e diversos bairros de Bragança, no nordeste paraense, enfrentaram uma interrupção no fornecimento de energia elétrica, afetando diretamente a rotina dos moradores e causando prejuízos ao comércio local. A situação agravou-se ainda mais com a suspensão do abastecimento de água em boa parte do município, devido à dependência dos sistemas de bombeamento da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) da rede elétrica.

Em nota oficial divulgada nas redes sociais, a COSANPA esclareceu os motivos do problema:

“Atenção BRAGANÇA. Problemas elétricos afetaram o sistema que abastece o município nesta quinta-feira (5). A Equatorial Energia já foi acionada para restabelecer o serviço. Em seguida, o abastecimento será normalizado gradativamente.”

A insatisfação da população ficou evidente nos comentários na postagem da COSANPA, com moradores reclamando da recorrência na falta de água:

“Todo dia falta água, todo dia.”; “Cadê a água em Bragança?”; “A situação aqui em Bragança é horrível e desesperadora por falta de água… Aqui em casa já faz dias que estamos sem água.”

Diante das queixas, a companhia respondeu:

“O sistema que abastece já foi restabelecido. A distribuição é feita com pressão reduzida para manutenção em um dos conjuntos de motobomba. Essa condição interfere no atendimento em áreas mais altas ou distantes.”

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Impacto no comércio e posicionamento da CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bragança (CDL Bragança), que representa os interesses de lojistas e comerciantes da região, destacou os prejuízos causados pela interrupção do fornecimento de energia no município. Segundo a entidade, o problema prejudicou as atividades comerciais, especialmente no centro da cidade, onde há grande fluxo de consumidores.

“A constante oscilação e queda de energia têm causado inúmeros transtornos aos lojistas e consumidores. O comércio é um dos pilares da economia local e depende diretamente de energia elétrica para manter o funcionamento de sistemas como caixas registradoras, equipamentos de refrigeração e iluminação das lojas”, destacou a presidente da CDL de Bragança, Luciane Abdon.

A entidade ressaltou que o problema vai além do impacto econômico, afetando também a confiança dos consumidores.

“Quando há apagões ou quedas de energia frequentes, o público tende a evitar realizar compras, o que prejudica ainda mais os lojistas. Pedimos providências urgentes da Equatorial Energia Pará para garantir a estabilidade do fornecimento e evitar que esses problemas se repitam”, pontuou.

A CDL também destacou que áreas residenciais têm enfrentado dificuldades semelhantes, reforçando que o problema não é isolado ao centro comercial.

“É imprescindível que a distribuidora de energia tome medidas preventivas e apresente um plano de ações concretas para melhorar o serviço na região”, completou.

Imagem: Reprodução/CDL Bragança-PA

A entidade em outro momento já encaminhou um ofício à Equatorial Energia Pará, cobrando mais esclarecimentos e medidas preventivas. Além disso, busca dialogar com a prestadora do serviço para que os impactos ao comércio local sejam minimizados, especialmente durante o período de festas de fim de ano, quando há aumento significativo nas atividades comerciais.

Equatorial Energia Pará se pronuncia

Procurada pelo Diário do Caeté, a Assessoria de Comunicação da Equatorial Energia Pará esclareceu em nota via aplicativo de mensagem:

“A Equatorial Pará informa que suas equipes técnicas trabalham, sem medir esforços, para evitar novas interrupções no fornecimento de energia que atende as cidades de Bragança e de Viseu, nordeste do Pará, que tiveram algumas ocorrências, desde a última quarta-feira (4), por conta das fortes chuvas que atingem a região.

A distribuidora disponibilizou equipes extras para trabalhar na rede de energia que atende as localidades das zonas urbana e rural dos dois municípios e está atenta aos chamados dos clientes que acionam a empresa pelos canais de atendimento à população.”

Imagem: Reprodução/Equatorial Energia PA.

A empresa reforçou os canais de atendimento ao cliente, que funcionam 24 horas por dia:

Central de atendimento: 0800 091 0196
WhatsApp Clara: (91) 3217-8200
Site oficial: www.equatorialenergia.com.br
Aplicativo Clara, disponível para Android e iOS

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.