Home / Cultura / Marujada de São Benedito recebe certificação como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
Imagem: Reprodução/Marujos e Marujas do Glorioso São Benedito no Pará/Foto: Jairo Sousa Júnior/Agência CNC - Diário do Caeté. Todos os direitos reservados.

Marujada de São Benedito recebe certificação como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) entregou, nesta sexta-feira (6) de dezembro, o certificado de reconhecimento das Marujadas de São Benedito no Pará como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. A cerimônia foi realizada em Bragança, nordeste do Pará, reunindo agentes culturais e representantes da tradição, reconhecida oficialmente em setembro deste ano pelo Órgão Federal.

Imagem: Reprodução/Certificação título de Patrimônio Cultural do Brasil às Marujadas de São Benedito no Pará/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Com raízes no final do século XVIII e início do XIX, a marujada surgiu a partir da criação da Irmandade do Glorioso São Benedito em Bragança, fundada em 1798 por negros escravizados na região. A manifestação combina elementos religiosos e culturais, como rezas, tambores, danças, missas e ladainhas, que formam a essência da celebração dedicada ao santo padroeiro.

 

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Esse reconhecimento federal reforça a importância histórica e cultural da marujada de São Benedito, destacando seu papel na preservação desta tradição e na identidade cultural da região bragantina.

Fonte: Diário do Caeté

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.