Bragança se destaca com novas UBS de grande porte no plano de fortalecimento do SUS
O estado do Pará será beneficiado com a construção de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porte V, sendo duas delas localizadas em Bragança. As unidades foram aprovadas no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e fazem parte de um total de 38 UBS a serem construídas em todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde.
Com uma área construída de aproximadamente 1.000 m², as novas UBS de Porte V se destacam pela estrutura moderna, sustentável e adaptada às demandas de territórios com grande concentração populacional. Cada unidade terá capacidade para realizar até 500 mil atendimentos mensais, contando com cinco equipes de Saúde da Família (eSF) e cinco equipes de Saúde Bucal (eSB).
Além de Bragança, o Pará será contemplado com duas unidades em Marituba, uma em Parauapebas e uma em Belém. O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, enfatizou a importância das novas estruturas.
“As unidades terão o que há de mais moderno, desde a questão da reutilização da água até a iluminação, com as hortas que estão incluídas e principalmente um espaço que seja bom tanto para o desenvolvimento das ações dos trabalhadores, quanto para um bom acolhimento das pessoas que são cuidadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa mais estrutura e um melhor atendimento e cuidado integral no SUS”, afirmou Proenço.
Destaques da UBS de Porte V
As novas unidades terão espaços ampliados e equipamentos modernos para atender às demandas crescentes. Entre os principais destaques estão:
- Núcleo de Acesso e Acolhimento:
- Área de espera com 72 lugares, incluindo assentos adaptados para pessoas com obesidade, espaço para cadeirantes e área lúdica para crianças.
- Infraestrutura logística aprimorada, com novos sanitários, incluindo banheiro família.
- Núcleo de Cuidado Integral e Assistência Farmacêutica:
- 19 consultórios, incluindo 4 ginecológicos, 7 odontológicos e 5 para atendimento médico e de enfermagem.
- Salas de medicação para atender territórios com maior demanda populacional.
- Núcleo de Práticas Coletivas:
- Espaço ampliado para ações de saúde comunitária e fortalecimento da educação em saúde.
- Núcleo Administrativo e de Trabalho em Equipe:
- Anfiteatro para eventos e educação permanente.
- Sala de Simulação Realística para treinamento profissional e qualificação em atenção primária.
Com a inclusão de ambientes assistenciais e administrativos modernos, as UBS de Porte V visam oferecer maior eficiência nos serviços e integração das equipes multiprofissionais.
Impacto em Bragança
A inclusão de duas UBS de Porte V em Bragança representa um avanço significativo na ampliação do acesso à saúde no município. A iniciativa contribuirá para atender uma população crescente e reduzir gargalos na atenção primária, promovendo mais resolutividade e qualidade no atendimento.
Com a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o processo para a construção das unidades será simplificado, permitindo que as obras sejam executadas com maior agilidade.
Bragança, conhecida por sua rica cultura e tradição, terá um importante reforço em sua infraestrutura de saúde, alinhando-se ao objetivo nacional de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e atender com eficiência às necessidades da população.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações do Ministério da Saúde