Home / Política / Benefícios do Bolsa Família e Auxílio Gás são cancelados para 1.199 famílias de candidatos eleitos em 2024
Imagem: Reprodução/Foto: Lyon Santos/MDS.

Benefícios do Bolsa Família e Auxílio Gás são cancelados para 1.199 famílias de candidatos eleitos em 2024

Medida do governo federal exclui beneficiários com vínculo a políticos eleitos nas eleições municipais

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) anunciou o cancelamento dos benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás para 1.199 famílias que possuem, entre seus integrantes, algum candidato eleito nas eleições municipais de 2024. A medida, regulamentada por uma instrução normativa publicada nesta sexta-feira (17), terá vigência enquanto o mandato dos familiares eleitos estiver em curso.

As famílias afetadas já foram notificadas sobre a suspensão dos benefícios. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), entre os afetados estão sete famílias de prefeitos, 19 de vice-prefeitos e 1.168 de vereadores que recebiam o Bolsa Família.

De acordo com o governo federal, a medida atende às regras de acesso aos programas de transferência de renda, que excluem candidatos eleitos e seus familiares do CadÚnico. Além disso, pessoas cadastradas no sistema com integrantes eleitos em 2024 também não poderão solicitar os benefícios enquanto durar o mandato.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

“Seguindo as regras previstas para acesso ao programa de transferência de renda do Governo Federal, o primeiro pagamento de 2025 do Bolsa Família, que tem início na próxima segunda-feira (20), retirou da lista de contemplados 1.199 candidatos eleitos nas eleições municipais de 2024”, informou a Secom.

Os critérios para definição dos integrantes de uma família levam em conta as pessoas que moram no mesmo domicílio e compartilham receitas e despesas, conforme registrado no momento do cadastro nos programas.

Regra

O Bolsa Família é pago a quem tem renda de, no máximo, R$ 218 mensais para cada integrante da família que vive na mesma casa, além de estar inscrito no CadÚnico. O cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios.
Quem tiver dúvidas sobre o Bolsa Família deve ligar no Disque Social, no número 121. Também é possível acionar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111. O beneficiário pode ainda consultar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais.

Fonte: Diário do Caeté com informações da Ag. Brasil

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Prefeito de Bragança é homenageado com o Prêmio Top Gestores e Legisladores 2024-2025

O prefeito de Bragança, Dr. Mário, foi reconhecido com o Prêmio Top Gestores e Legisladores ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.