Ação reuniu serviços de cadastro, doação de mudas, jogos educativos e coleta de resíduos eletrônicos para apoiar a APAE de Bragança
Na tarde desta quarta-feira (22), a Prefeitura de Bragança, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou a campanha ‘Semma está na Praça’, na Orla do Rio Caeté, das 16h às 19h. A iniciativa teve como objetivo promover a conscientização ambiental e oferecer serviços voltados à sustentabilidade, reunindo moradores e parceiros em uma programação diversificada.
Entre as atividades realizadas, destacaram-se a doação de 100 mudas ornamentais e frutíferas, jogos educativos e a prestação de 25 atendimentos para Cadastros de Título Definitivo de Terra e Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação também contou com o Dia D de coleta de resíduos eletrônicos (E-lixo), incentivando o descarte correto de equipamentos como computadores, celulares, cabos, baterias e eletrodomésticos.
Ver essa foto no Instagram
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ubiranilson Oliveira, enfatizou a relevância do evento.
“A ação é muito importante para conscientizar a população sobre a responsabilidade ambiental e como o descarte correto do lixo pode se transformar em renda, beneficiando, nesse caso, a APAE de Bragança”, afirmou.
Destinação responsável do E-lixo
Durante a campanha, foram arrecadadas 0,5 tonelada de resíduos eletrônicos, que serão destinados à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bragança. Uma empresa especializada transformará os resíduos em recursos financeiros para a associação, convertendo 1kg de e-lixo no valor de R$ 50,00.
Além de gerar impacto social, a ação destaca a importância do descarte ambientalmente adequado de equipamentos eletrônicos, uma prática alinhada à Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O E-lixo, quando descartado de forma inadequada, pode causar sérios danos ao meio ambiente, contaminando o solo e a água, além de oferecer riscos à saúde humana.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté