Bragança está entre os municípios premiados com o Selo Ouro na alfabetização
O prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, participou nesta segunda-feira (10) da cerimônia de entrega do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, realizada em Brasília (DF). O município foi reconhecido com o Selo Ouro, uma premiação que destaca os esforços bem-sucedidos da Secretaria Municipal de Educação na implementação de políticas e estratégias que asseguram o direito à alfabetização das crianças.
Ao todo, 4.187 municípios foram contemplados com o prêmio, sendo 2.592 na categoria Ouro, 1.062 na categoria Prata e 533 na categoria Bronze. O Selo Ouro foi concedido a municípios de 12 estados brasileiros, incluindo o Pará, além do Distrito Federal. O reconhecimento é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca incentivar a adoção de práticas de gestão educacional alinhadas ao Plano Nacional de Educação (PNE).
Critérios de Avaliação
A seleção dos municípios premiados foi realizada por uma comissão do Ministério da Educação (MEC), que avaliou a atuação dos estados e municípios com base em 21 critérios para estados e Distrito Federal, e 20 para municípios. As ações foram analisadas dentro de cinco dimensões principais:
- Integração e colaboração entre diferentes esferas da gestão educacional;
- Política de alfabetização institucionalizada no território;
- Implementação de estratégias pedagógicas para a alfabetização;
- Formação docente e capacitação profissional;
- Distribuição de material didático e suporte às escolas.
Sobre o CNCA
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi lançado em junho de 2023 e tem como principal meta garantir que até 2030, pelo menos 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa também foca na recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
São cinco eixos estratégicos:
- Assistência técnica e financeira para formação de professores e gestores, assim como para assegurar materiais didáticos específicos de alfabetização a todas as crianças brasileiras.
- Apoio à infraestrutura para salas de alfabetização, com a instalação de Cantinhos de Leitura em cada sala de aula que atenda ao 1º ou 2º ano do ensino fundamental. Nesse eixo, o MEC já alcançou mais de 42 mil escolas brasileiras.
- Criação e manutenção da Renalfa, composta por 7,2 mil profissionais especialistas no tema, para apoiar cada município, regional de ensino e secretaria de educação.
- Estruturação do Sistema Interfederativo de Avaliação da Alfabetização, integrando os sistemas estaduais de avaliação externa com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), a fim de garantir uma métrica nacional para monitorar a progressão da alfabetização em todo o país. Atualmente, 24 estados já estão integrados no sistema.
- Reconhecimento e disseminação de boas práticas, a fim de premiar e certificar sistemas de ensino, escolas e professores que se destacam na garantia do direito à alfabetização. Nesse último está o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização.
O prefeito Dr. Mário Júnior celebrou a conquista e destacou o compromisso da gestão municipal com a educação nas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté