Home / Destaque / Operação VAR: Polícia Federal cumpre mandados em Bragança contra furtos de cargas
Imagem: Reprodução/Foto: Comunicação Social da Polícia Federal no Pará.

Operação VAR: Polícia Federal cumpre mandados em Bragança contra furtos de cargas

Investigação aponta participação de motoristas e lojistas no esquema criminoso

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (18), a Operação VAR, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em furtos de cargas e encomendas dos Correios. A ação resultou no cumprimento de 42 mandados de prisão e 49 mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Pará e no Maranhão.

As operações foram realizadas nos municípios paraenses de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Capitão Poço, Castanhal, Marituba, Moju e Igarapé-Açu, além de Maracaçumé, no Maranhão.

Dentre os alvos de prisão, estão 29 motoristas e ex-motoristas que prestavam serviço para empresas terceirizadas pelos Correios. Eles operavam em rotas entre São Paulo e Belém, assim como entre São Paulo e Marabá. As investigações apontam que o grupo desviava eletrônicos de alto valor agregado, como celulares, notebooks, tablets e televisores.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

A apuração revelou ainda um esquema de receptação e distribuição dos produtos furtados. A Polícia Federal realizou buscas em seis lojas de eletrônicos, determinou a suspensão de suas atividades e prendeu preventivamente os proprietários. Um deles já havia sido detido em 2021 pelo mesmo crime e teve duas de suas lojas fechadas anteriormente pela PF.

O nome da operação, VAR (sigla para Video Assistant Referee, árbitro de vídeo), faz alusão ao vocabulário utilizado pelos criminosos, que usavam termos do futebol para se referir aos furtos e ao esquema ilegal.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Secretário de Esportes anuncia novidades para a Semana da Pátria 2025 em Bragança; veja a entrevista

Com reconhecimento estadual e novidades no esporte, a 56ª Semana da Pátria promete ser a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.