Autoridades reforçam segurança e orientam foliões para evitar furtos, arrombamentos e confusões durante a festa
Com a proximidade do Carnaval, cresce a preocupação com furtos e roubos em eventos e residências em diversas regiões do Brasil. Em Bragança, no nordeste paraense, a expectativa é de um grande fluxo de foliões. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cerca de 200 mil pessoas devem passar pela cidade durante o período festivo. A programação já começou no último sábado (22), e as forças de segurança reforçaram suas estratégias para garantir a tranquilidade dos participantes.
Ver essa foto no Instagram
A equipe do Diário do Caeté conversou com o delegado Alexandre Calvinho, da Unidade Integrada de Polícia de Bragança (6ª Região Integrada de Segurança Pública), que destacou algumas recomendações essenciais para os bragantinos, visitantes e turistas.
📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
“O feriado prolongado do Carnaval traz um aumento na movimentação de pessoas, e, consequentemente, nas ocorrências. A segurança pública é um direito de todos, mas também um dever. O estado está trabalhando com reforço policial nas ruas e na delegacia, mas é fundamental que a população também adote medidas para evitar situações de vulnerabilidade”, destacou o delegado.
Entre as principais orientações, ele alerta para o cuidado com objetos de valor.
“Se você for participar de blocos, evite levar itens caros. Caso precise levar um celular ou outros pertences, guarde-os em locais de difícil acesso. Criminosos costumam se infiltrar nos eventos para praticar furtos, principalmente de celulares, relógios e joias”, alertou.
Além disso, o delegado reforçou a importância da prevenção contra furtos e arrombamentos em residências.
“Durante o Carnaval, muitas pessoas viajam, e as casas desocupadas se tornam alvos fáceis. Converse com um vizinho de confiança para que ele fique atento e, se possível, invista em câmeras de segurança ou, pelo menos, mantenha algumas luzes acesas. Redes sociais também podem ser aliadas, permitindo que vizinhos se comuniquem rapidamente em caso de suspeita de atividade criminosa”, explicou.
Outro ponto abordado foi o consumo de bebidas alcoólicas e o risco de brigas e confusões.
“A recomendação é beber com moderação e evitar desentendimentos. O ideal é aproveitar a festa com responsabilidade, priorizando a diversão em família e com segurança”, concluiu o delegado Alexandre Calvinho.
Em caso de ocorrências, a Polícia Civil orienta que a população procure a delegacia para registrar a situação e contribuir para a identificação e prisão dos responsáveis. O reforço policial seguirá atuando durante todo o Carnaval para garantir que a festa transcorra de forma tranquila e segura para todos.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté