Home / Destaque / Lançamento da Rota Turística Amazônia Azul destaca belezas do litoral paraense
Imagem: Reprodução/Foto: Márcio Mafra/Agência CNC/Diário do Caeté.

Lançamento da Rota Turística Amazônia Azul destaca belezas do litoral paraense

A Rota Turística Amazônia Azul foi oficialmente lançada na noite desta terça-feira (11), em uma cerimônia no Salão Beneditino, em Bragança, nordeste do Pará. O projeto abrange os municípios de Bragança, Augusto Corrêa e Salinópolis, oferecendo um roteiro que destaca a biodiversidade, cultura, história, gastronomia, artesanato e saberes da região.

A iniciativa, desenvolvida pelo SEBRAE em parceria com prefeituras locais e empresários do setor turístico, busca impulsionar a economia regional e valorizar o patrimônio natural e cultural do litoral paraense.

Experiência imersiva na Amazônia Azul

A programação da rota começou ainda na terça-feira (11), com uma viagem experimental que saiu de Salinópolis em direção a Bragança. No percurso, os participantes visitaram locais emblemáticos como a Vila Que Era e a Casa de Farinha Camutá, onde puderam acompanhar a produção artesanal da farinha de mandioca. Também conheceram o trabalho das artesãs fuxiqueiras e o centro histórico de Bragança. O roteiro seguiu de Bragança em Augusto Corrêa, no município, os visitantes conheceram o Solar da Beira, onde foi apresentado o processo de cultivo de ostras, uma atividade tradicional que movimenta a economia local.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Na quarta-feira (12), partindo para Salinópolis, as visitas incluem o Farol de Salinópolis, o Centro de Apoio ao Turista (CAT) e a famosa Praia do Atalaia. O roteiro ainda proporciona uma experiência diferenciada no Reserva Solar, um hotel que alia conforto e sustentabilidade em meio às belezas naturais da região.

Potencial turístico e sustentabilidade

A Rota Amazônia Azul reforça o potencial turístico do Pará e visa fortalecer o turismo sustentável. A iniciativa incentiva práticas responsáveis que minimizem impactos ambientais, além de fomentar a economia local.

A expectativa é que a nova rota impulsione o fluxo de turistas para a região, beneficiando diretamente pequenos negócios e ampliando oportunidades de emprego no setor. Com a Amazônia Azul, o Pará se consolida ainda mais como um destino turístico diverso, unindo natureza, cultura e desenvolvimento sustentável.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Feira Criativa Bragantina movimenta a orla com arte, cultura e sorteios nesta sexta (03)

Evento reúne artesãos, artistas e produtores locais, valorizando a cultura bragantina e oferecendo sorteios ao ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.