Home / Política / Ministério adia novamente a 6ª Conferência Nacional das Cidades
Imagem: Reprodução/Foto: José Cruz/Agência Brasil.

Ministério adia novamente a 6ª Conferência Nacional das Cidades

Evento, que busca ampliar a participação popular na formulação de políticas urbanas, foi remarcado para outubro de 2025

O Ministério das Cidades voltou a adiar a 6ª Conferência Nacional das Cidades, evento que busca promover a participação popular na formulação de políticas públicas e no enfrentamento dos desafios urbanos nos 5.570 municípios brasileiros. A decisão foi tomada durante a 56ª Reunião Ordinária do Conselho das Cidades (ConCidades), realizada em Brasília.

Inicialmente prevista para agosto de 2025, a etapa nacional do evento foi reagendada para outubro do mesmo ano. Com o novo cronograma, as conferências municipais poderão ocorrer até 30 de junho de 2025, enquanto as estaduais terão até 31 de agosto para serem realizadas.

Essa é a segunda vez que o cronograma da conferência é alterado. Em fevereiro de 2024, ao anunciar a retomada do evento após quase 12 anos de hiato, o Ministério das Cidades pretendia realizá-lo ainda naquele ano, conforme a Portaria Ministerial nº 175. No entanto, em junho de 2024, a pasta publicou a Portaria nº 534, adiando as etapas preparatórias.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Segundo informações da Rede pelo Desenvolvimento Urbano Sustentável (ReDUS), apenas 293 municípios informaram ter concluído as conferências locais, enquanto outras 52 cidades já agendaram seus eventos. Em nota, o Ministério das Cidades justificou a nova prorrogação com base na necessidade de permitir que os gestores municipais, empossados recentemente, compreendam melhor o processo e sua relevância.

“O conselho avaliou que a participação dos municípios precisaria estar mais forte para podermos ter uma etapa nacional mais contundente”, explicou a coordenadora-geral do ConCidades, Fernanda Ludmila. Ela destacou ainda que a extensão dos prazos permitirá maior organização e mobilização da sociedade civil.

Apesar do novo adiamento, todos os estados e o Distrito Federal já anunciaram oficialmente a realização de suas conferências, embora nem todos tenham definido data e local. A decisão de hoje não afeta os eventos estaduais que já foram convocados e agendados.

A última edição da Conferência Nacional das Cidades ocorreu em novembro de 2013 e resultou na elaboração de um documento com propostas para áreas como saneamento, mobilidade urbana, financiamento da política urbana, regularização fundiária e habitação. Com o novo cronograma, espera-se que a edição de 2025 reforce a participação popular e contribua para a formulação de estratégias mais eficazes para o desenvolvimento urbano sustentável no Brasil.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Prefeito de Bragança é homenageado com o Prêmio Top Gestores e Legisladores 2024-2025

O prefeito de Bragança, Dr. Mário, foi reconhecido com o Prêmio Top Gestores e Legisladores ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.