Home / Destaque / Polícia Federal conclui Operação Pérola e repatria bebê vítima de tráfico humano
Imagem: Divulgação/Foto: PF.

Polícia Federal conclui Operação Pérola e repatria bebê vítima de tráfico humano

Investigação identificou fraude documental e contou com colaboração da Polícia Judiciária de Portugal para resgatar a criança

A Polícia Federal (PF) concluiu nesta segunda-feira (24) a Operação Pérola, que resultou na repatriação de um bebê levado para Portugal no final de 2023, logo após o nascimento, vítima de tráfico humano.

A investigação, conduzida pela Delegacia da PF em Campinas (SP), teve início após a Promotoria de Justiça em Valinhos, no interior paulista, acionar o órgão. Em uma ação conjunta com a Polícia Judiciária de Portugal, a criança foi localizada na região de Porto.

De acordo com nota divulgada pela PF, a assistência social portuguesa destinou o bebê a uma família acolhedora no país até a confirmação de que não se tratava de uma criança portuguesa. As investigações apontaram que os registros de nacionalidade e naturalidade foram falsificados.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Com a identidade confirmada, e mediante intervenção do Ministério Público Federal em Campinas, policiais federais brasileiras viajaram a Portugal para trazer a criança de volta ao Brasil. Atualmente com um ano e quatro meses, o bebê está sob os cuidados de uma instituição brasileira.

Ainda segundo a PF, as famílias acolhedoras de Portugal e do Brasil estão em contato para compartilhar informações e garantir a continuidade do vínculo afetivo formado durante o acolhimento.

“O vínculo criado durante esse período será respeitado, e as famílias continuarão em comunicação, mantendo um elo que visa o melhor interesse da criança”, destacou a corporação.

A repatriação seguiu o Protocolo de Palermo, de 2004, que combate o tráfico internacional de pessoas.

“O retorno deste bebê ao Brasil simboliza não apenas o sucesso da cooperação entre os órgãos envolvidos, mas também a esperança renovada de um futuro seguro e protegido, com a crença de um recomeço de uma nova história com acolhimento e reconstrução”, finalizou a nota da PF.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da Agência Brasil

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Bragança conquista prêmio estadual de boas práticas em educação no TCMPA

Município ficou em 2º lugar com projeto de formação continuada de educadores, entre mais de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.