Home / Destaque / Chuvas intensas: sete municípios paraenses já decretaram situação de emergência

Chuvas intensas: sete municípios paraenses já decretaram situação de emergência

Sete municípios paraenses do Nordeste e do Baixo Amazonas já decretaram situação de emergência após as intensas chuvas que atingiram a região nos últimos dias.

A lista inclui Bujaru, Rurópolis, Aveiro, Igarapé-Açu, Dom Eliseu, Acará e Oriximiná. Desses, o governo do Estado já homologou a situação de emergência em quatro: Oriximiná, Igarapé-Açu, Aveiro e Bujaru.

Ainda segundo o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Jayme Benjó, mais de 13 mil pessoas desses sete municípios estão desabrigadas ou desalojadas.

Desalojada é aquela pessoa que sai momentaneamente de casa, mas retorna porque não houve comprometimento do seu imóvel. Já o desabrigado perdeu o imóvel, para o qual não pode voltar mais.

Com a homologação, o Estado atua no município de forma complementar com as suas secretarias se somando aos esforços do poder público local para mitigar os efeitos das fortes chuvas nos municípios.

E, quando há homologação, primeiro há o assessoramento técnico da Defesa Civil Estadual para formalizar os processos para se captar recursos tanto da União, através da Defesa Civil Nacional, como do próprio estado, para que o estado possa entrar com as suas várias secretarias: de Transporte, Habitação, o Corpo de Bombeiros, por meio da sua Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) tanto no que tange a questão assistencial como também a questão da ajuda humanitária.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Rotary Club de Bragança realiza ação de saúde no Mocajuba com cerca de 300 atendimentos

Ação social beneficiou moradores com serviços de saúde e orientações gratuitas na zona rural de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.