Reconhecimento valoriza os atrativos turísticos de Bragança e fortalece a região da Amazônia Atlântica Caeté como destino estratégico no Plano Nacional do Turismo 2024-2027
Na última sexta-feira (4), o município de Bragança, no nordeste do Pará, conquistou um importante reconhecimento nacional: passou a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro, conforme certificado emitido pelo Ministério do Turismo (MTur). A inclusão, realizada por volta das 10h, foi assinada pelo ministro do Turismo e também paraense Celso Sabino, e tem validade até 4 de abril de 2026.
A certificação foi concedida por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), com apoio dos Interlocutores Estaduais do PRT — agentes que atuam diretamente com os municípios e regiões turísticas que compõem o mapa. Na plataforma oficial do Mapa do Turismo, Bragança já aparece como parte da “Região Turística Amazônia Atlântica Caeté”.
Ver essa foto no Instagram
Para integrar a plataforma, os municípios precisam atender a critérios rigorosos, como possuir uma estrutura de gestão da atividade turística, um Conselho Municipal de Turismo atuante, orçamento próprio destinado à área e prestadores de serviços cadastrados no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos).
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
A categorização dos municípios turísticos é dividida em três tipos: cidade turística (como Bragança), com papel de liderança e estrutura consolidada; cidade com oferta turística complementar, que agrega valor à experiência do visitante; e cidade de apoio ao turismo, que contribui com mão de obra, produtos e serviços para o setor, mesmo com menor fluxo de visitantes.
A atualização do mapa faz parte das ações do Plano Nacional do Turismo (2024-2027), que busca ampliar o número de viagens dentro do Brasil, promover destinos em todas as regiões e impulsionar a cadeia produtiva do turismo, gerando emprego e renda para a população.
O Diário do Caeté conversou com o prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, e com a vice-prefeita Marcely Castanho, que comentaram sobre o impacto positivo da certificação para o município. Confira o vídeo da entrevista abaixo:
Ver essa foto no Instagram
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté