Home / Destaque / Bragança do Pará se destaca no IFC Amazônia 2025 com projeto de inovação e tradição na pesca e aquicultura
Imagem: Divulgação/Foto: SECOM Prefeitura de Bragança-PA.

Bragança do Pará se destaca no IFC Amazônia 2025 com projeto de inovação e tradição na pesca e aquicultura

O município de Bragança, localizado no nordeste do Pará, está em evidência na 2ª edição do IFC Amazônia, que teve início nesta quarta-feira (23) e segue até o dia 25 de abril, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Por meio do projeto “Bragança: Inovação e Tradição na Pesca e Aquicultura”, a cidade reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia local e a valorização de sua identidade cultural e produtiva.

Bragança tem se destacado por conciliar tradição e modernidade no setor pesqueiro e aquícola. Com uma geografia privilegiada e rica em biodiversidade aquática, o município se consolidou como referência na pesca artesanal e, mais recentemente, vem ganhando notoriedade pelas ações estratégicas em aquicultura sustentável.

Durante o congresso, a Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca apresentou os Módulos de Produção em Viveiros Escavados (MPVE), iniciativa que visa incentivar a piscicultura, gerar emprego e renda na zona rural e fomentar a economia local, sempre com foco na preservação ambiental e na valorização do homem do campo.

“A presença de Bragança é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado no município, e ao mesmo tempo, uma grande vitrine para atrair parcerias, investimentos e visibilidade nacional. É também uma chance de mostrar que, além de potência produtiva, Bragança é cultura viva”, destacou João Batista Quadros Farias, secretário municipal de Aquicultura e Pesca.

A cultura bragantina também será celebrada por meio da gastronomia. Nesta quinta-feira (24), às 18h30, o chef Paulo Osterne participa da Cozinha Show do evento, levando ao público uma receita que ressalta os sabores e tradições culinárias de Bragança. Com mais de duas décadas de atuação à frente de um dos restaurantes mais tradicionais da região, Osterne é reconhecido por seu trabalho na valorização dos ingredientes amazônicos em pratos autênticos e criativos.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

O stand da Prefeitura de Bragança ainda conta com a participação do Laboratório de Pesca e Navegação (LAPEN/UFPA), que apresenta três projetos: Peixe Sustentável, Pesca Fantasma e Currais de Pesca — este último, realizado em parceria com a própria prefeitura e outras instituições de ensino e pesquisa.

O IFC Amazônia é promovido em conjunto com o Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP) e conta com a co-realização da Fundep. O evento tem o patrocínio de importantes instituições, como Sebrae, Governo do Pará, SEDAP, Banco da Amazônia, Banpará, BNDES, Caixa Econômica Federal, MPA e Governo Federal, além do apoio institucional de entidades representativas do setor pesqueiro e aquícola, como ABIPESCA, PEIXE BR, Sistema FAEPA/Senar, FEPA e SINPESCA.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté com informações da IFC Amazônia

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Feira Criativa Bragantina movimenta a orla com arte, cultura e sorteios nesta sexta (03)

Evento reúne artesãos, artistas e produtores locais, valorizando a cultura bragantina e oferecendo sorteios ao ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.