O município de Bragança, localizado no nordeste do Pará, está em evidência na 2ª edição do IFC Amazônia, que teve início nesta quarta-feira (23) e segue até o dia 25 de abril, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. Por meio do projeto “Bragança: Inovação e Tradição na Pesca e Aquicultura”, a cidade reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da economia local e a valorização de sua identidade cultural e produtiva.
Ver essa foto no Instagram
Bragança tem se destacado por conciliar tradição e modernidade no setor pesqueiro e aquícola. Com uma geografia privilegiada e rica em biodiversidade aquática, o município se consolidou como referência na pesca artesanal e, mais recentemente, vem ganhando notoriedade pelas ações estratégicas em aquicultura sustentável.
Ver essa foto no Instagram
Durante o congresso, a Secretaria Municipal de Aquicultura e Pesca apresentou os Módulos de Produção em Viveiros Escavados (MPVE), iniciativa que visa incentivar a piscicultura, gerar emprego e renda na zona rural e fomentar a economia local, sempre com foco na preservação ambiental e na valorização do homem do campo.
“A presença de Bragança é um reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado no município, e ao mesmo tempo, uma grande vitrine para atrair parcerias, investimentos e visibilidade nacional. É também uma chance de mostrar que, além de potência produtiva, Bragança é cultura viva”, destacou João Batista Quadros Farias, secretário municipal de Aquicultura e Pesca.
A cultura bragantina também será celebrada por meio da gastronomia. Nesta quinta-feira (24), às 18h30, o chef Paulo Osterne participa da Cozinha Show do evento, levando ao público uma receita que ressalta os sabores e tradições culinárias de Bragança. Com mais de duas décadas de atuação à frente de um dos restaurantes mais tradicionais da região, Osterne é reconhecido por seu trabalho na valorização dos ingredientes amazônicos em pratos autênticos e criativos.
Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram
O stand da Prefeitura de Bragança ainda conta com a participação do Laboratório de Pesca e Navegação (LAPEN/UFPA), que apresenta três projetos: Peixe Sustentável, Pesca Fantasma e Currais de Pesca — este último, realizado em parceria com a própria prefeitura e outras instituições de ensino e pesquisa.
O IFC Amazônia é promovido em conjunto com o Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (CONBEP) e conta com a co-realização da Fundep. O evento tem o patrocínio de importantes instituições, como Sebrae, Governo do Pará, SEDAP, Banco da Amazônia, Banpará, BNDES, Caixa Econômica Federal, MPA e Governo Federal, além do apoio institucional de entidades representativas do setor pesqueiro e aquícola, como ABIPESCA, PEIXE BR, Sistema FAEPA/Senar, FEPA e SINPESCA.
*É proibida a reprodução deste conteúdo
Fonte: Diário do Caeté com informações da IFC Amazônia