Home / Brasil / Fernando Collor deixa presídio em Maceió e cumprirá pena em casa por decisão do STF
Imagem: Reprodução/Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Arquivo.

Fernando Collor deixa presídio em Maceió e cumprirá pena em casa por decisão do STF

O ex-presidente da República Fernando Collor de Mello deixou, na noite desta quinta-feira (1º), o presídio Baldomero Cavalcanti de Oliveira, em Maceió (AL), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou o cumprimento da pena em regime domiciliar. A medida foi tomada com base em parecer favorável do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A defesa de Collor havia solicitado a prisão domiciliar alegando problemas crônicos de saúde, como apneia do sono, doença de Parkinson e transtorno afetivo bipolar, além da idade avançada do político, que tem 75 anos. A solicitação foi aceita por Moraes, que impôs medidas restritivas ao ex-presidente: ele deverá usar tornozeleira eletrônica e só poderá receber visitas de seus advogados.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Collor foi sentenciado pelo STF em maio de 2023 em ação oriunda da Operação Lava Jato. A Corte considerou que, enquanto dirigente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o ex-presidente foi responsável por nomeações políticas para a BR Distribuidora — então subsidiária da Petrobras — e teria recebido R$ 20 milhões em propinas por contratos firmados entre 2010 e 2014.

Em novembro do ano passado, o Supremo manteve a condenação ao rejeitar recursos da defesa. Já no dia 24 de abril deste ano, Alexandre de Moraes negou um novo recurso e determinou a prisão imediata de Collor. O ex-presidente foi detido no dia seguinte, em Maceió, quando se dirigia a Brasília para cumprir a decisão judicial, segundo seus advogados.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Programação do Dia da Amazônia mobiliza para COP30

Como parte da celebração do Dia da Amazônia, comemorado nesta sexta-feira (5), organizações, movimentos sociais ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.