Home / Internacional / Conclave: fumaça preta na Capela Sistina indica que novo Papa ainda não foi escolhido
Imagem: Divulgação/Vaticano News 📸

Conclave: fumaça preta na Capela Sistina indica que novo Papa ainda não foi escolhido

Na tarde desta quarta-feira (7), uma fumaça preta emergiu da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos em conclave ainda não chegaram a um consenso sobre a eleição do novo Papa. A tradição, que remonta ao século XIII, utiliza a cor da fumaça para comunicar ao público o andamento das votações: a fumaça preta indica que nenhum candidato obteve os dois terços dos votos necessários, enquanto a fumaça branca anuncia a escolha de um novo pontífice.

Este conclave ocorre após o falecimento do Papa Francisco em 21 de abril de 2025. Cerca de 133 cardeais, aproximadamente 80% nomeados pelo próprio Francisco, participam do processo para eleger o 267º Papa da Igreja Católica.

Para garantir a clareza das sinalizações, o Vaticano modernizou o sistema de produção de fumaça em 2005. Atualmente, a fumaça preta é gerada pela queima das cédulas de votação juntamente com uma mistura de perclorato de potássio, antraceno e enxofre. Já a fumaça branca é produzida com clorato de potássio, lactose e colofônia. Além disso, desde então, o anúncio de um novo Papa é acompanhado pelo toque dos sinos da Basílica de São Pedro, reforçando a mensagem para os fiéis reunidos na Praça.

As votações no conclave ocorrem em sessões diárias, com até quatro escrutínios por dia — dois pela manhã e dois à tarde. A fumaça preta observada hoje indica que, até o momento, nenhum candidato alcançou a maioria necessária. O mundo aguarda ansiosamente pela próxima fumaça branca que anunciará o novo líder da Igreja Católica.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Subiu para 1.400 o número de mortos após terremoto devastador no Afeganistão

Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu na noite de domingo, 31 de agosto de 2025, a ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.