Home / Pará / Adepará realiza campanha de atualização de cadastro de animais
Imagem: Divulgação/Foto: Alex Ribeiro/Agência Pará.

Adepará realiza campanha de atualização de cadastro de animais

Com rebanho livre de febre aftosa sem vacinação, o cadastro é fundamental para o produtor rural manter seus animais protegidos e livre de doenças

O Governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), inicia de 15 de maio a 13 de junho a campanha de atualização de cadastro de animais existentes nas propriedades rurais. Durante esse período, o produtor rural ou representante legal de propriedade precisa ir até uma unidade da Adepará com documento oficial e relação completa de todas as espécies existentes nas propriedades, como; bovinos, búfalos, equinos, asininos, muares, suínos, ovinos, caprinos, aves, abelhas e animais aquáticos.

Com o reconhecimento de área livre de aftosa sem vacinação, a Agência de Defesa iniciou o processo de substituição da vacina por uma vigilância baseada em fatores de risco como; ações constantes de inspeção clínica de animais suscetíveis à febre aftosa, mapeamento das propriedades, inspeção regular de propriedades e o cadastro agropecuário.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

“A atualização de cadastro de animais era feita pela agência de defesa no momento da vacinação contra febre aftosa. Com a retirada da vacina, é o momento muito importante para que o produtor rural declare o seu rebanho e mantenha a sanidade, resguardando os seus animais, além de evitar sanções administrativas e até mesmo suspensão da emissão da GTA (Guia de Trânsito Animal)”, disse o diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo.

Atualização do cadastro – O cadastro agropecuário reúne os dados sanitários da pecuária que permitem gerar informações e planejar estratégias de vigilância e saúde animal. Sendo obrigatório o produtor rural realizar para manter a saúde do rebanho livre de doenças conforme o decreto n° 5.741/2026 do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) atendendo uma exigência do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA) e do código sanitário dos animais terrestres da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

“Todos os estados da Federação que alcançaram o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação devem realizar campanhas de atualização cadastral para manter o rebanho sob controle e desta forma poder agir rapidamente diante de aumento de doença nos animais” comenta a médica veterinária e gerente de rastreabilidade e cadastro agropecuário da Adepará, Barbra Lopes. 

O cadastro agropecuário fornece, entre outras informações, o conhecimento dos territórios, o que permite o desenvolvimento de estratégias de prevenção, mitigação, controle e erradicação de doenças promovendo a saúde do rebanho.

Serviço: A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ) realiza a Campanha de Atualização de Cadastro de Animais, no período de 15 de maio a 13 de junho, produtores rurais ou seus representantes legais devem procurar a unidade da Adepará do seu município, com documento oficial e relação completa dos animais com; quantidade, espécie, idade e sexo. Essa etapa da atualização de cadastro é obrigatória em todos os municípios do Estado, exceto no Marajó.

*Com informações da Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Vídeo: Estande de Bragança é destaque no IFC Amazônia 2025 com inovação, tradição pesqueira e aquicultura

Belém do Pará se tornou, nesta semana, o epicentro dos debates sobre o futuro da ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.