Home / Destaque / Rota Turística Belém-Bragança é sancionada pelo presidente em exercício e se torna política pública nacional
Imagem: Reprodução/Arquivo/Foto: SECOM Prefeitura de Bragança-PA

Rota Turística Belém-Bragança é sancionada pelo presidente em exercício e se torna política pública nacional

A partir de agora, o Brasil conta oficialmente com mais um destino turístico estruturado por lei: a Rota Turística Histórica Belém-Bragança, no estado do Pará. A sanção da Lei 15.144/2025 ocorreu nesta segunda-feira (09) em Brasília (DF), com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, do ministro do Turismo, Celso Sabino, e de prefeitos de quatro municípios paraenses que fazem parte da rota, incluindo o prefeito de Bragança, Dr. Mário Júnior, que expressou gratidão pela sanção da lei. 

A Rota Turística Histórica Belém-Bragança tem 223 quilômetros de extensão e conecta 13 cidades, unindo a capital paraense, Belém, ao município de Bragança. Ao longo do percurso, o visitante poderá explorar paisagens naturais deslumbrantes, imersões em comunidades rurais e o rico legado histórico-cultural da antiga Estrada de Ferro Belém-Bragança, que foi um dos principais eixos de integração regional durante o Ciclo da Borracha nos séculos XIX e XX.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Entre as 13 cidades que integram a rota estão Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Castanhal, São Francisco do Pará, Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Capanema, Tracuateua e Bragança. O roteiro, que abrange uma rica diversidade de cenários, destaca-se não apenas pelas relíquias da antiga estrada ferroviária, mas também pelas opções de contato com o meio ambiente, a cultura local e, principalmente, a gastronomia regional. Um dos destaques é o açaí, fruto típico das áreas de várzea da região, que se tornou símbolo do Pará e ganha destaque nos circuitos turísticos dessa rota.

A sanção da lei é um importante passo para o desenvolvimento do turismo sustentável e de base local, promovendo a valorização de regiões históricas e culturais. Além disso, a iniciativa traz benefícios diretos para as comunidades ao longo da rota, promovendo geração de emprego e renda, preservação ambiental e ampliação do reconhecimento nacional e internacional das potencialidades turísticas do Pará.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Feira Criativa Bragantina movimenta a orla com arte, cultura e sorteios nesta sexta (03)

Evento reúne artesãos, artistas e produtores locais, valorizando a cultura bragantina e oferecendo sorteios ao ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.