Home / Cidades / Bragança está entre as cidades com mais ocorrências causadas por pipas na rede elétrica em 2025
Imagem: Reprodução/Foto: Jairo Sousa Jr/Agência CNC

Bragança está entre as cidades com mais ocorrências causadas por pipas na rede elétrica em 2025

Com a chegada das férias escolares, a tradicional brincadeira de empinar pipas volta a ganhar força no Pará. No entanto, a prática tem causado sérios transtornos à rede elétrica e risco à vida de quem participa, especialmente quando há uso de materiais proibidos, como o cerol e a linha chilena.

De acordo com a Equatorial Pará, foram registradas 867 ocorrências de falta de energia causadas por pipas presas à fiação elétrica entre janeiro e abril de 2025. O número representa uma leve redução de 13% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram contabilizados 996 casos, mas ainda é considerado preocupante.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

A cidade de Bragança aparece na terceira posição entre os municípios com mais registros, com 73 ocorrências. A capital Belém lidera a lista com 89 casos, seguida por Santarém (75). Também estão no ranking Curralinho (44) e Alenquer (39).

A tendência, segundo a distribuidora, é de aumento das ocorrências nas próximas semanas, período em que as crianças e adolescentes estão fora da escola e mais propensos a praticar a atividade.

Além dos prejuízos ao fornecimento de energia, o uso de cerol – mistura de cola, limalha e vidro moído – e da linha chilena, potencializa os riscos. Ambos são proibidos por lei no Pará, conforme a Lei nº 9.597, de 20 de maio de 2022, que veta a fabricação, venda, armazenamento e uso desses materiais. O Código Penal Brasileiro também prevê pena de detenção para quem colocar em risco a integridade de outras pessoas com o uso dessas substâncias.

Dicas de segurança:

  • Evite soltar pipas perto da rede elétrica ou de torres de transmissão;
  • Nunca tente resgatar pipa presa em fios, postes ou transformadores;
  • Use locais abertos, como praias, campos e parques;
  • Jamais utilize cerol ou linha chilena — além de ilegais, são extremamente perigosos;
  • Crianças devem estar sempre acompanhadas por adultos.

A Equatorial reforça que soltar pipas pode ser seguro e divertido, desde que feito com responsabilidade. Em caso de incidentes, a recomendação é não se aproximar da rede elétrica e acionar imediatamente a empresa pelo telefone 0800 091 0196.

*É proibida a reprodução deste conteúdo*

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Feira Criativa Bragantina movimenta a orla com arte, cultura e sorteios nesta sexta (03)

Evento reúne artesãos, artistas e produtores locais, valorizando a cultura bragantina e oferecendo sorteios ao ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.