Home / Geral / Governo do Pará decreta luto oficial por falecimento do Mestre Damasceno
Imagem: Reprodução/Marcelo Seabra/Ag. Pará

Governo do Pará decreta luto oficial por falecimento do Mestre Damasceno

O Governo do Estado do Pará decreta luto oficial de três dias, a partir desta terça-feira (26), em razão do falecimento do símbolo da cultura marajoara, Mestre Damasceno. O artista foi homenageado na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes de 2025 e condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, alta honraria concedida pelo Ministério da Cultura, deixando legado no carimbó, Búfalo-Bumbá e tradição do Marajó.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

“É com grande tristeza que recebemos a notícia da morte do querido Mestre Damasceno. Foi uma honra homenageá-lo em vida na Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes deste ano. Seu legado na cultura paraense é imensurável e seguirá tocando gerações. Meus sentimentos aos fãs, amigos e familiares. Que Deus os conforte neste momento de dor”, lamenta o governador, que assinou o decreto pelo luto oficial no Estado.

Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno, faleceu, aos 71 anos, no Dia Municipal do Carimbó, nesta terça-feira (26), após enfrentar o câncer. Desde 22 de junho, o artista estava internado, em Belém, diagnosticado com a doença em estado de metástase no pulmão, fígado e rins.

VIDA – Nascido em 1954 na Comunidade Quilombola do Salvá, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó, Damasceno se tornou referência no carimbó, nas toadas e na poesia oral. Os relatos da vida do Mestre Damasceno foram editados na obra “Mestre Damasceno e as Cantorias do Marajó”, lançada durante a Feira-Panamazônica, para o público infanto-juvenil.

SAMBA – Entre as conquistas mais recentes do artista está a vitória do Pará no concurso de Samba-Enredo da Grande Rio para o carnaval de 2025. A vencedora foi a escola de samba paraense “Deixa Falar” que compôs o título “A mina é cocoriô!” pensado para o enredo “Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós”. A composição é assinada por Mestre Damasceno e outros músicos.

Fonte: Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Semana Nacional de Trânsito debate a redução da velocidade nas vias

Com o tema Desacelere, seu bem maior é a vida, foi aberta oficialmente nessa quarta-feira (17) ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.