Home / Cidades / Enfermeiro bragantino Raimundo Picanço recebe Prêmio Anna Nery de Enfermagem, em Salvador (BA)
Imagem: Reprodução/Foto: Ascom Coren-PA.

Enfermeiro bragantino Raimundo Picanço recebe Prêmio Anna Nery de Enfermagem, em Salvador (BA)

O Enfermeiro Raimundo Picanço, de Bragança (PA), foi homenageado na última terça-feira, dia 09 de setembro com o Prêmio Anna Nery de Enfermagem, durante o 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Salvador (BA). O evento seguiu até quinta-feira (11). Concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a premiação reconhece profissionais que se destacam pela excelência e compromisso com a profissão.

Com 27 anos de carreira, Raimundo atuou em diversas áreas, mas encontrou sua vocação na assistência materno-infantil, enquanto trabalhava na rede hospitalar de Bragança. A partir de então, direcionou sua formação para a Enfermagem Obstétrica e passou a inspirar outros profissionais nessa trajetória. Foi preceptor da Residência em Saúde da Mulher e da Criança, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), e coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, em conjunto com a Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Ele já foi conselheiro do Coren-PA e, atualmente, segue representando a entidade em Bragança e região. Suas principais bandeiras são a defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) universal e integral e a valorização da Enfermagem, especialmente na luta por um Piso Nacional justo.

Sobre a homenagem, Picanço declarou:

“Recebi com muita surpresa. A gente não trabalha esperando um prêmio. Os anos de dedicação na assistência, no fortalecimento da profissão e no controle social do SUS foram motivados pelo compromisso com a Enfermagem e com a saúde pública.”

Ao ser questionado sobre que conselho daria a estudantes e profissionais em início de carreira, destacou a importância da visão de futuro:

“A Enfermagem vai muito além da rotina. É preciso olhar para a profissão com perspectiva de longo prazo, porque assim conquistamos avanços para nossa categoria, para nossa cidade, para o estado e para o Brasil.”

Ele também reforçou o papel da formação contínua e da participação no movimento profissional:

“O enfermeiro, o técnico e o estudante precisam estudar, persistir e nunca se conformar apenas com a formação inicial. É essencial participar dos movimentos coletivos, porque a Enfermagem tem um enorme potencial para transformar a saúde pública.”

A cerimônia de entrega do prêmio fez parte da programação do CBCENF, que neste ano traz como tema “Tecnologias e inovações em Enfermagem: qualidade, eficiência e segurança do cuidar”, reunindo palestras, cursos, exposições e apresentações científicas sobre os principais desafios e avanços da área.

Fonte: Diário do Caeté com informações da Ascom Coren-PA

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Avanço na saúde: parceria com o Governo Federal garante construção de Policlínica em Bragança

Bragança vai ganhar um importante reforço na área da saúde. Foi assinado o contrato com ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.