Home / Política / STF arquiva ação e livra Bolsonaro por crimes na pandemia

STF arquiva ação e livra Bolsonaro por crimes na pandemia

ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, arquivou o inquérito que indica supostos crimes do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) durante a pandemia de Covid-19. A decisão foi tomada após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que afirmou não ter provas sobre crimes do político.

Bolsonaro foi acusado de infração sanitária preventiva e crime de epidemia. As acusações partiram após investigações feitas pela CPI da Covid no Senado, com comissão comandada pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) e relatada por Renan Calheiros (MDB-AL). O STF atendeu ao pedido da PGR e afirmou ter competência apenas para apurar crimes comuns do presidente da República.

Na decisão, o ministro do STF ressaltou que a PGR entendeu que as ações de Bolsonaro, como não usar máscara, são comportamentos políticos em consonância atualmente.

“Em hipóteses como a presente, portanto, em respeito ao sistema acusatório e, notadamente, à titularidade da atribuição de representar por abertura de inquérito – exclusiva da PGR, na compreensão até hoje adotada por esta Corte, em casos que tais – não há como o Judiciário substituir a atividade ministerial exercendo juízo valorativo sobre fatos alegadamente criminosos, atribuição exclusiva do Parquet, reitera-se”, afirma o ministro.

“Se, dos fatos narrados e suas eventuais provas, apresentados, agora, à autoridade a quem compete investigar e representar por abertura de inquérito perante esta Suprema Corte, não visualizou a Procuradoria-Geral da República substrato mínimo para tais medidas, deve-se acolher seu parecer pelo arquivamento”, completa.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até o momento, cerca de 700 mil mortes causadas por Covid-19. Em várias oportunidades, o presidente ridicularizou a situação, imitando pessoas com falta de ar, e dizendo que se tratava de apenas uma “gripezinha”, ou “resfriadinho”, colocando, inclusive, a vacinação em xeque no país.

Além disso, Bolsonaro defendeu tratamentos comprovados cientificamente como ineficazes para o tratamento da doença.

 

Fonte: oliberal

Veja Também

Votos de Edson Oliveira são oficialmente anulados após indeferimento ser confirmado pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral confirmou o indeferimento da candidatura de Edson Oliveira (PP) após apreciação nas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.