Home / Internacional / Brasil condena interceptação de flotilha por Israel e cobra libertação de brasileiros
Imagem: Reprodução/26/09/2025 REUTERS/Stefanos Rapanis/Ag. Brasil

Brasil condena interceptação de flotilha por Israel e cobra libertação de brasileiros

O governo brasileiro condenou a interceptação de embarcações civis por parte de Israel, ocorrida em águas internacionais, durante a missão humanitária conhecida como “Flotilha Global pela Liberdade – Missão Sumud”, que se dirigia à Faixa de Gaza.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Segundo nota oficial do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), divulgada em 2 de outubro, a ação israelense violou o direito marítimo internacional, especialmente a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, e resultou na detenção arbitrária de ativistas pacíficos, entre os quais estavam 15 cidadãos brasileiros.

“O governo brasileiro condena a interceptação das embarcações […] em águas internacionais, e considera arbitrária a detenção de ativistas pacíficos, entre os quais se encontram cidadãos brasileiros”, afirmou o Itamaraty na nota oficial.

Entre os detidos estão a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e a vereadora Mariana Conti (PSOL-SP), além de outros ativistas brasileiros. O Itamaraty confirmou que acompanha o caso e mantém contato com autoridades israelenses para garantir a segurança dos detidos e acesso consular.

A nota também ressalta que “operações humanitárias não devem ser obstadas ou criminalizadas” e que o governo brasileiro está comprometido com os direitos humanos e o direito internacional humanitário.

Até a última atualização, os detidos estavam incomunicáveis, segundo familiares e organizações ligadas aos ativistas. A imprensa local relatou que as embarcações foram abordadas pela marinha israelense em alto-mar e levadas ao porto de Ashdod, em Israel.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Fonte: Diário do Caeté

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Tribunal dos EUA considera abusivo o uso da Lei de Emergência por Trump para impor tarifas

O Tribunal de Apelações do Circuito Federal dos Estados Unidos decidiu que a maioria das ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.