Home / Tecnologia / Você sabia? App paraense rastreia a Berlinda do Círio em tempo real para todo o mundo!
Imagem: Reprodução/Rogério Uchôa/Agência Pará.

Você sabia? App paraense rastreia a Berlinda do Círio em tempo real para todo o mundo!

Desenvolvido pela Prodepa, o app teve crescimento superior a 30% em relação ao ano passado e foi um dos mais baixados do Brasil durante a festividade nazarena

O aplicativo “KDaBerlinda”, desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), destaca-se como uma das principais ferramentas digitais do Círio de Nazaré 2025, ao permitir que os fiéis acompanhem, em tempo real, a localização da Berlinda que conduz a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante as 14 romarias oficiais.

Entre 1º e 31 de outubro em 2024, período que abrangeu a festividade nazarena, o aplicativo registrou 132 mil downloads no sistema Android, representando aumento de 33,12% em relação a 2023. No sistema iOS, foram 54 mil downloads, crescimento expressivo de 30,69%. Ao todo, foram contabilizados 186 mil downloads, número que colocou o “KDaBerlinda” entre os apps mais baixados do Brasil em sua categoria durante o Círio.

Pelo segundo ano consecutivo, o aplicativo é o sistema oficial de geolocalização do Círio de Nazaré, fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Prodepa, e a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN). Criado em 2012, o app teve uma pausa entre 2020 e 2021, durante o período de pandemia, quando as procissões foram suspensas.

📲 Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram

Além de mostrar o trajeto da Berlinda em tempo real, o aplicativo oferece diversos recursos interativos: mensagens atualizadas das romarias, fotos, vídeos, links para transmissões ao vivo, molduras temáticas para selfies, galeria de cartazes do Círio de 2011 a 2025, portfólio de pontos turísticos e agenda completa das procissões.

Segundo Flávio Alves, analista de sistemas e gerente de divisão da Prodepa, responsável pelo projeto há 14 anos, o sistema utiliza tecnologia GPS e rede de telefonia móvel para enviar os dados em tempo real ao Data Center do Estado, onde são processados e transformados em um mapa interativo.

“Este ano, contamos novamente com o apoio da operadora Claro, que fornece suporte técnico na transmissão dos dados”, explicou.

O app também envia notificações “push” com atualizações das romarias, sem necessidade de desbloquear o celular, e oferece acesso direto às transmissões ao vivo pela TV e Rádio Cultura do Pará e TV Nazaré, via streaming da Prodepa.

Diante da proximidade da COP30, que deve atrair milhares de visitantes nacionais e estrangeiros a Belém, a versão 2025 do “KDaBerlinda” trará novidades, como uma ampliação da área dedicada ao turismo, com informações sobre os principais pontos da cidade. Outra inovação será o histórico detalhado das romarias desde 2012, com horários de saída e chegada da Berlinda baseados em Pontos de Interesse (POIs) mapeados pela equipe técnica.

“Mais do que uma ferramenta tecnológica, o ‘KDaBerlinda’ conecta a fé à modernidade, democratiza o acesso à devoção e auxilia a Diretoria da Festa e órgãos de segurança com dados em tempo real”, destacou Flávio Alves. “Hoje, o aplicativo já é um patrimônio digital do Círio de Nazaré.”

Como baixar o aplicativo

O “KDaBerlinda” está disponível gratuitamente nas plataformas Android, iOS e versão web, com layout adaptável para celulares, tablets e computadores.

A localização da Imagem Peregrina será ativada oficialmente na quarta-feira (8), durante o Translado dos Carros, a primeira romaria da quadra nazarena.

Acesse a versão web: https://kdaberlinda.sistemas.pa.gov.br/

Fonte: Diário do Caeté com informações da Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Festival Curicaca premiará soluções em transformação digital e IA

Estão abertas, até 22 de agosto, as inscrições para o desafio nacional de inovação do ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.