Home / Economia / Diferença salarial entre homens e mulheres volta subir e vai a 22%, aponta IBGE

Diferença salarial entre homens e mulheres volta subir e vai a 22%, aponta IBGE

Nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve apresentar um projeto de lei para garantir remuneração igual entre homens e mulheres que exercem a mesma função. Apesar da diferença salarial já ser proibida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ainda faltam mecanismos que garantam que a lei seja cumprida e o tema continua representando um grande desafio.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo, mostram que a diferença de remuneração entre homens e mulheres, que vinha em tendência de queda até 2020, voltou a subir no Brasil, atingindo 22% no fim do ano passado. Ou seja, uma brasileira recebe, em média, 78% do que ganha um homem.

Para especialistas, uma das possíveis explicações para isso é o fato de a pandemia ter sido mais difícil para as mulheres, que, em muitos casos, deixaram o emprego para cuidar da casa e da família. Outro motivo pode ser a crise no setor de serviços – que emprega mais mulheres – durante a pandemia, que acabou sendo maior do que na indústria e no agronegócio (segmentos que concentram mais homens), de acordo com a coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero e Economia da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense, Lucilene Morandi.

 

Fonte: oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.