Home / Destaque / Pará cria secretaria exclusiva e outras medidas de proteção à mulher

Pará cria secretaria exclusiva e outras medidas de proteção à mulher

governador Helder Barbalho sancionou, nesta quarta-feira (8), em cerimônia realizada no Palácio do Governo, a lei que cria a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), que tem como titular a advogada e ex-deputada estadual, Paula Gomes. A criação da nova pasta foi aprovada na segunda-feira (6) pela Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O Dia Internacional da Mulher também foi marcado pelo lançamento da ferramenta “Alerta Pará Mulher”, bem como a inauguração de três delegacias especializadas no atendimento ao público feminino.

De acordo com o Governo do Pará, a Semu tem como missão planejar, coordenar e articular a execução de políticas públicas para as mulheres paraenses, que representam cerca de 49,8% da população do Estado, segundo dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). A secretaria vai garantir a transversalidade das políticas públicas de proteção, defesa e promoção dos direitos humanos das mulheres paraenses, levando em consideração aspectos de gênero, raça, etnia, geração, classe, orientação sexual, opção religiosa, entre outros.

A Secretaria também trabalhará na elaboração de campanhas educativas e antidiscriminatórias, além do apoio a projetos de capacitação profissional e de inclusão social de mulheres de baixa renda.

“No Dia Internacional da Mulher, o Pará recebe a criação da Secretaria de Estado da Mulher, que agora é a responsável por construir e fortalecer ações diretas e transversais que venham atender as mulheres do nosso Estado. Trabalhamos para viver em um Pará inclusivo, que trata todos de modo igual, priorizando as mulheres a partir de ações de saúde, educação, segurança e também oportunidades de trabalho. A Semu estará liderando, a partir da convocação da sociedade e municípios, a construção de uma sociedade que garanta que as mulheres estejam à frente da construção de um estado forte”, afirmou Helder Barbalho durante o evento.

A vice-governadora Hana Ghassan acredita que a participação política das mulheres é a prova dos avanços. “Para isso, temos importantes arranjos nas políticas públicas de ações voltadas à mulher e no combate a crimes contra elas. A criação de uma secretaria e a implantação de programas tão importantes, como o Pró-Mulher Pará, são os diferenciais para que possamos avançar ainda mais na garantia de direitos”, declarou.

A secretária Paula Gomes afirma que a criação da secretaria é um marco na história do Pará. “Estamos muito felizes, pois com a criação desta secretaria, poderemos formular políticas públicas para atender às mulheres, como na inserção de todas nós no mercado de trabalho, no combate a violência”, enfatizou.

Um dos eixos da atuação da Semu também deverá ser a implantação e o acompanhamento de ações, programas e projetos voltados ao enfrentamento e a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. Em sua estrutura, a nova secretaria irá abrigar, também, o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDM), instituído pela Lei Estadual 9.594, de 16 de maio de 2022, que a partir de agora será vinculado à Semu.

Alerta Pará Mulher

Mulheres que possuem medidas protetivas, por meio da lei, e que são cadastradas no aplicado “SOS Maria da Penha” agora já podem contar com a ferramenta “Alerta Pará Mulher”, desenvolvida pela Polícia Militar. O equipamento deve garantir que o acionamento do botão de pânico, antes direcionado somente aos agentes da Companhia Independente Especial de Polícia Assistencial (Ciepas), chegue ainda ao Centro Integrado de Operações (CIOP), garantindo com que o tempo de resposta no atendimento da vítima seja breve.

“Os investimentos contínuos voltados à segurança das mulheres em nosso estado têm sido eficazes para a redução dos crimes contra elas. Os programas como o Pró-Mulher Pará, que dispõe das viaturas rosas e faz o atendimento exclusivo de repressão e proteção, a criação de novas unidades policiais como as Delegacias Especializadas, estão entre as ações que conduzem o Pará à redução da criminalidade”, destacou o governador Helder Barbalho.

Segundo os dados do Sistema de Segurança Pública, os casos de feminicídio tiveram redução de quase 30% no ano de 2022, quando comparado com o ano de 2021.

Todas as mulheres cadastradas no aplicativo SOS Maria da Penha que estiverem em alguma situação de risco devem acionar o botão de pânico, que direcionará o alerta ao Ciepas e Ciop. Imediatamente, os atendentes farão o contato com a vítima, e ao visualizar a localização na tela do computador, irão acionar e encaminhar a viatura mais próxima para o local da ocorrência.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Bragança e Tracuateua serão diplomados nesta terça-feira (17)

Diplomação oficializa os eleitos para os mandatos de 2025 a 2028 em Bragança e Tracuateua ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.