Quem nunca aproveitou um final de semana para passar o dia deitado? O problema é quando esse hábito vira rotina e o sedentarismo passa a fazer parte do dia a dia de uma pessoa. Com o objetivo de alertar para esse problema, hoje é o Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo.
A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para colocar em pauta a importância de práticas saudáveis, como atividades físicas e alimentação adequada para uma vida com mais qualidade. O sedentarismo resulta no aparecimento de doenças crônicas e risco de morte.
Entre os principais riscos estão doenças no coração; pressão alta; colesterol elevado; Acidente Vascular Cerebral; síndrome metabólica; diabetes do tipo 2; osteoporose; depressão; ansiedade; redução das funções cognitivas; entre outros.
Muitas pessoas adotam a caminhada como parceira para a vida e a cada dia evoluem na quantidade de exercicios e principalmente na qualidade de vida.
VANTAGENS
De acordo com a profissionais de educação física, a prática de qualquer atividade física pode oferecer vantagens não só físicas, mas um bem-estar psicossocial. Os benefícios são para além das questões físicas, pois passa pela saúde mental e a emocional, pontos que estão conectados e quando não há equilíbrio é bem arriscado.
Profissionais reiteram que umas boas horas suando a camisa pode trazer melhorias em diversas áreas, como no sono, reduz o estresse, aumenta a produtividade, fortalece o sistema imunológico, controle do peso, reduz sintomas de asma, além de fortalecer laços sociais.
Serviço
Para começar a se exercitar de forma moderada, dá para ser com atitudes simples: limpar a casa, cuidar das plantas, lavar o carro, organizar o quintal, praticar ioga, pedalar, levante pequenos pesos, caminhada, levante-se durante séries e filmes, passeie com o pet, use mais as escadas, entre outros.