Home / Economia / Como usar o aplicativo Imposto de Renda 2023; veja como consultar e onde baixar

Como usar o aplicativo Imposto de Renda 2023; veja como consultar e onde baixar

Na última segunda-feira (27), a Secretaria da Receita Federal divulgou as regras do Imposto de Renda 2023, com melhorias e novidades. O período de declaração começa a partir do dia 15 de março e vai até o dia 31 do mesmo mês. Uma das novidades é que o contribuinte que utilizar a declaração pré-preenchida ou que optar receber a restituição via Pix terá prioridade nos lotes de pagamento.

A declaração pode ser feita pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), no site da Receita. Outra opção é através do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. Saiba como consultar e entregar o Imposto de Renda 2023 pelo aplicativo e programa.

Como baixar o aplicativo do Imposto de Renda 2023?

O aplicativo Meu Imposto de Renda facilita a vida dos contribuintes, pois disponibiliza recursos que tornam o procedimento da declaração mais fácil. A ferramenta está disponível para Android e iOS; confira.

  • Android: acesse play.google.com, baixe e instale o aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’;
  • iOS: acesse apps.apple.com, baixe e instale o aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’.

Após o a instalação siga o passo a passo a seguir para ter acesso:

  • Informe o CPF;
  • Insira a data de nascimento;
  • Preencha o código de segurança;
  • Em seguida o acesso estará livre.

A procuração eletrônica não exige conta GOV.BR, limite de datas, de números de pessoas ou de serviços.

Como consultar e fazer a declaração do Imposto de Renda 2023 pelo aplicativo?

  • Clique no ícone “+” localizado no canto inferior direito da tela;
  • Selecione a opção da declaração;
  • Preecha a ficha com seus dados;
  • Realize o envio.

Como instalar o programa do Imposto de Renda 2023?

Programa Gerador de Declaração (PGD) pode ser baixado no site da Receita Federal, a partir do dia 15 de março. O Java já vem incluso na instalação desde 2020, ou seja, não é necessário instalar ou atualizar o programa por fora. Confira a instalação em cada sistema operacional.
  • Linux: Permitir a execução pelo comando ‘chmod +x nome_do_arquivo.bin’ ou pelo Gerenciador de Janelas;
  • MacOS (computadores da Apple): executar o arquivo do programa em ‘.dmg’ ou ‘.pkg’;
  • Multiplataforma: para usar essa opção, é necessário manter o Java Virtual Machine (JVM) atualizado no computador. Não precisa de instalador, é destinado aos usuários que precisam controlar passo a passo da instalação. É preciso descompactuar os arquivos ‘.zip’ e seguir as instruções do arquivo ‘Leia_me.htm’;
  • Solaris: o programa de IR dos anos anteriores é executado com o código ‘java -jar nome_do_arquivo.jar’ na linha de comando;
  • Windows: basta clicar duas vezes no arquivo ‘.exe’ que foi baixado e seguir as instruções.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas começa nesta sexta com facilidades para consumidores endividados

A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, consumidores endividados têm a chance de renegociar suas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.