Home / Polícia / Crimes violentos têm redução de 14% no Pará nos dois primeiros meses de 2023

Crimes violentos têm redução de 14% no Pará nos dois primeiros meses de 2023

Os Crimes Violentos Letais e Intencionais (Cvli), aqueles que englobam homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, apresentam redução nos indicadores de criminalidade, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (13), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Analise Criminal (Siac). Segundo os números, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, os crimes reduziram 14% quando comparados com o mesmo período de 2022.

De janeiro a fevereiro do ano passado foram registrados 355 casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) em todo o Estado. Já no mesmo período desse ano, foram computados 306 casos. De acordo com os dados, o mês de janeiro e  fevereiro de 2023 foram os melhores meses na linha histórica, desde o ano de 2010.

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, os números refletem as ações integradas de segurança e os investimentos em equipamentos, tecnologia e na tropa, que vem aumentando o potencial de atuação das forças, além da atividade intensiva dos setores de inteligência.

“Esse vem sendo o nosso trabalho diário, reduzir a criminalidade e proporcionar aos paraenses uma maior sensação de segurança. Essa tarefa não é simples e exige um esforço de todos os órgãos de segurança, que de maneira integrada, atuam no enfrentamento à criminalidade, diuturnamente, nas ações preventivas e ostensiva. Recebemos um aporte de investimento do Governo do Estado, que fortaleceu ainda mais nossas atividades, assim como, a ação eficaz da inteligência. A soma desses três fatores; Integração, Investimento e Inteligência, é nosso ponto estratégico central para manter a estabilidade dos números e a redução da criminalidade”, destacou o titular da Segup.

Na Região Metropolitana de Belém, os números também apontam reduções significativas, quando comparados com fevereiro de 2022. Segundo os dados, os Crimes Violentos reduziram em 26%. O crime de Homicídio apresentou uma queda de 21% e de roubos 16%, todos comparados com o mês de fevereiro do ano de 2022.

“Os resultados positivos podem ser percebidos também na RMB, onde nosso planejamento de segurança é pautado em estratégias mais direcionadas, especialmente, nos bairros e regiões onde a mancha criminal é mais acentuada. Projetos como o “TerPaz” atuando em bairros onde a criminalidade, em 2018, era bastante elevada, e hoje conseguimos reduzir expressivamente esses números. Temos também o “Polícia Mais Forte”, que garante a presença ostensiva de policiais nas ruas, com rondas diárias e preventivas. Todos esses fatores soma-se as demais estratégias de segurança que impactam positivamente nos indicadores de criminalidade no estado”, analisa Ualame Machado.

 

Fonte: Agência Pará

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

Homem é preso em flagrante por agressão à companheira em Bragança

Agressões foram registradas em vídeo e confirmadas pela vítima A Polícia Civil do Pará, por ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.