Home / Saúde / Saiba como agir em caso de queimaduras leves ou graves

Saiba como agir em caso de queimaduras leves ou graves

Os casos de queimaduras são frequentes no Brasil e boa parte da população não sabe como agir após sofrer uma. Saiba quais os primeiros socorros e o que fazer para que o ferimento não fique pior.

O Ministério da Saúde orienta que você procure imediatamente uma unidade de saúde. 80% do tratamento de queimaduras ocorridas no Brasil é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Dependendo do caso, os pacientes são encaminhados pelas redes regionalizadas e prontos-socorros para atendimentos em diferentes níveis de complexidade. As queimaduras de grande extensão, químicas, elétricas, etc., por exemplo, geralmente são encaminhadas para os Centros de Tratamento de Queimados (CTQs).

Antes de chegar a uma unidade de saúde, você pode tomar algumas medidas para que a dor seja amenizada, mas preste bastante atenção ao que vai fazer: o ferimento deve apenas ser resfriado com água corrente em temperatura ambiente e protegida com um pano limpo para que não tenha nenhuma infecção.

Após a medida, busque atendimento em uma unidade de saúde, para que a queimadura não piore e não utilize nenhum produto ou substância que possa levar o ferimento leve a uma lesão profunda.

Em caso de queimaduras graves que são causadas por incêndios ou que estejam em boa parte do corpo, é importante que imediatamente chame o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ou o Corpo de Bombeiros, nos telefones 192 e 193.

Fique atento aos sinais e sintomas de infecção: a região começa a ficar mais avermelhada, ferimento com pus, já são sinais de alerta para procurar um médico.

Durante o processo, em alguns casos, as queimaduras apresentam bolhas, que muita gente acredita ser após o ferimento ser lavado com água, mas é apenas uma reação natural do corpo. E caso isso aconteça é importante procurar atendimento médico.

As queimaduras podem evoluir para um câncer se não forem tratadas adequadamente e no tempo correto, em casos de uma cicatrização mais longa a queimadura pode sofrer malignização, em um fenômeno chamado Úlcera de Marjolin, quando o tecido queimado se transforma em um tumor de pele com bastante gravidade.

Veja Também

Campanha de Vacinação Antirrábica em Bragança acontece neste sábado (30)

“Dia D Proteger” leva vacinação antirrábica a cães e gatos: confira os locais A cidade ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.