Bragança está sob alerta de elevação dos níveis da maré na sede do município e na área das praias.
Os níveis devem ultrapassar a marca de 5,5 metros, conforme prevê a tábua de marés, produzida pela Marinha do Brasil e divulgada pela Defesa Civil de Bragança.
Segundo a Defesa Civil, a maré alta pode ser ainda maior, caso ocorra incidência de chuvas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a cidade está em alerta laranja – o que significa que o volume de chuvas previsto é perigoso, podendo ocorrer inundações e alagamentos.
De acordo com órgãos de Meteorologia, a região nordeste do Pará apresentará o volume de chuva considerado normal para o período.
A elevação do rio Caeté e na praia de Ajuruteua atinge níveis mais altos todos os anos, principalmente no mês de março, quando as chuvas ficam mais frequentes. Os alertas costumam aparecer desde fevereiro.
Influência da lua
Para calcular os horários, a Marinha do Brasil leva em consideração a diferença variável anual da distância entre a lua e a terra.
Quando a lua está mais próxima da Terra, as marés estão mais altas do que o normal, e quando ela está mais distante, as marés estão mais baixas.
A influência da lua provoca correntes marítimas que geram duas marés altas e duas baixas diariamente.
A diferença entre marés pode ser quase imperceptível ou grande, dependendo, principalmente, da posição dos astros em relação à Terra.
Até o dia 27 de março, a lua estará na fase nova. Nesta fase, sol, lua e terra estão alinhados. Com o sol e a lua na mesma direção, a força de atração é somada causando elevação máxima da maré e por isso são esperadas marés mais altas que a média.
O nível máximo que a água do mar alcança chama-se maré alta ou preamar.
Em oposição, o nível mais baixo a que as águas oceânicas podem chegar é chamada de maré baixa.
O intervalo entre as marés varia tipicamente duas vezes por dia. A maré alta ocorre a cada 12 horas e 25 minutos, o que significa que são necessárias seis horas e 12,5 minutos para ir da maré alta para a maré baixa ou vice-versa.