A Globo decidiu nesta quarta, 22, demitir o comentarista Cléber Machado do seu quadro de funcionários, após 35 anos, em meio a um processo de renovação na área esportiva da emissora. O profissional estava no quadro da empresa desde 1988. Diante da decisão, o cargo de narrador de jogos de times paulistas está vago.
“O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro”, disse a empresa, em nota enviada ao site Notícias da TV.
“Sua história profissional se mistura à história do esporte da Globo e, além de futebol, automobilismo, basquete, vôlei, atletismo, entre outras modalidades, ele mostrou versatilidade ao atuar também como apresentador e comentarista em programas da TV Globo e do SporTV e ao ancorar transmissões de desfiles de Carnaval”, afirmou a empresa.
“Grande profissional, Cléber esteve presente nos principais eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e contribuiu para alimentar a paixão do brasileiro pelo esporte, especialmente o futebol. O vínculo fixo dele com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro”, concluiu a rede dos Marinho.
Cléber Machado já vinha perdendo espaço na emissora, a qual ele esteve de fora do grupo que viajou para a transmissão da Copa do Mundo do Catar. Nos últimos anos, o profissional também perdeu terreno entre os principais torneios do futebol brasileiro para Luís Roberto.
Nas redes sociais, não são raros os comentários de que existe por parte da Globo, uma certa predileção quanto a Luís Roberto. Ele esteve à frente das três últimas finais de Copa do Brasil e também fez jogos da Seleção quando Galvão Bueno precisou se ausentar.
Já Cléber Machado teria ficado em uma posição mais restrita às transmissões para a Grande São Paulo, em que comandava as partidas de Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos para a TV aberta desde o final dos anos 1990. Coincidentemente, a perda de espaço do jornalista na emissora aconteceu no momento em que a direção esportiva da Globo mudou em 2019.
Segundo informações, a Globo está passando por um momento de reformulações em seu quadro de esporte. Nesta semana, a empresa demitiu o veterano Jota Júnior, narrador de 72 anos que estava na casa desde 1999. Os ex-árbitros Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo também foram desligados da líder de audiência após o fim do quadro Central do Apito, criado em 2018.
Fonte: Roma News