Home / Pará / Pará tem 23,5% de sua população obesa, segundo Ministério da Saúde; a maioria é mulher

Pará tem 23,5% de sua população obesa, segundo Ministério da Saúde; a maioria é mulher

O Pará registrou 23,5% de pessoas obesas em 2022, sendo as mulheres a maior parte desse percentual, informou a Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa), a partir de dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde (MS), à reportagem. A obesidade aumenta o risco de diminuição de expectativa de vida e torna as pessoas mais suscetíveis a doenças de modo geral, quando comparado com o sobrepeso.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define sobrepeso e obesidade baseando-se no Índice de Massa Corpórea (IMC). Segundo especialistas, o primeiro sinal de que alguém está saindo do sobrepeso, em geral, é quando a pessoa passa a dormir mal, as roupas não servem mais, e sente-se cansado com facilidade e dores articulares e/ou na coluna. O especialista afirma que a obesidade pode levar à resistência insulínica e, com o passar do tempo, o pâncreas pode ter dificuldade de produzir insulina suficiente para as necessidades do corpo e o diabetes é instalado. Por outro lado, a obesidade pode produzir aumento da retenção de sódio pelos rins, causando hipertensão arterial.

Principais inovações na ciência para sobrepeso e obesidade

Estudos mais recentes apontam que o intestino é o órgão chave no balanço energético e, consequentemente, no peso, “Os hormônios produzidos pelo intestino estão na vanguarda no controle do sobrepeso, associado a morbidades e obesidade. Atualmente, existe um hormônio produzido chamado GLP-1, que tem tido muito êxito na perda ponderal. Fora isso, mais recentemente, temos agonistas (associação de 2 hormônios) e tritagonista (3 hormônios), que chegam a ter efeito igual à cirurgia bariátrica (perda de 30% do peso corporal)”.

Atendimento gratuito no Pará

No Pará, o Programa Obesidade Zero tem o objetivo de acelerar o acesso gratuito à cirurgia bariátrica aos pacientes diagnosticados com a necessidade de intervenção e com indicação médica para o procedimento. Os pacientes fazem acompanhamento multidisciplinar com endocrinologista, cirurgião, psicólogo e nutricionista. No pré-operatório, o paciente é preparado do ponto de vista nutricional, psicológico e físico, incluindo o incentivo a perda de peso para otimizar o resultado da cirurgia.

De acordo com a Sespa, o preparo para a bariátrica deve ser feito por, pelo menos, seis meses antes do procedimento cirúrgico e pode durar até dois anos, de acordo com as condições clínicas do usuário e conforme protocolo do Ministério da Saúde. Foram atendidos 3.057 usuários, em 2021, e 5.531, em 2022, totalizando 8.588 usuários, tendo sido realizadas, até hoje, 875 cirurgias bariátricas.

Dados sobre obesidade

Cerca de 25% dos brasileiros são obesos e 40% com sobrepeso: total de 66% estão acima do peso;
Roraima tem maior índice entre homens e Amazonas entre mulheres;
A obesidade mata, por ano, em média 168 mil Pessoas no Brasil;
Pará registrou 23,5% de pessoas obesas em 2022, sendo as mulheres a maior parte desse percentual.

 

Fonte: Pesquisa Nacional de Saúde do Ministério da Saúde 2020/Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), do Ministério da Saúde

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.