Home / Brasil / Brasil ultrapassa as 700 mil mortes por covid-19, anuncia Ministério da Saúde

Brasil ultrapassa as 700 mil mortes por covid-19, anuncia Ministério da Saúde

Ministério da Saúde (MS) anunciou que o Brasil ultrapassou a marca de 700 mil mortes causadas pela covid-19, nesta terça-feira (28). A pandemia completou três anos no último dia 11 de março e trouxe muitos impactos para a vida dos sobreviventes e daqueles que perderam alguém para a doença.

O MS destaca que a vacinação é a principal forma de combater a crise sanitária e proteger contra casos graves e óbitos causados pela doença. Para aumentar as coberturas vacinais contra a covid-19, a pasta lançou o Movimento Nacional pela Vacinação no fim de fevereiro, aplicando mais de 6 milhões de doses de reforço bivalentes até agora.

Vacinas salvam vidas

Todos os integrantes dos grupos prioritários podem receber o reforço com a vacina bivalente. A dose oferece proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento.

Os grupos prioritários são:

  • idosos de 60 anos ou mais de idade,
  • população privada de liberdade,
  • adolescentes cumprindo medidas socioeducativas,
  • funcionários do sistema de privação de liberdade,
  • gestantes e puérperas,
  • trabalhadores da saúde.

vacina também está disponível para adolescentes a partir dos 12 anos e adultos dentro dos grupos prioritários:

  • pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores,
  • imunocomprometidos,
  • indígenas,
  • ribeirinhos,
  • quilombolas,
  • pessoas com deficiência permanente.

Para receber o imunizante, é preciso ter completado o esquema primário com as vacinas monovalentes e respeitar um prazo mínimo de quatro meses desde a última dose recebida. O Ministério da Saúde reforça que tanto as vacinas monovalentes quanto as bivalentes têm segurança comprovada e são igualmente eficazes na proteção contra o coronavírus.

A pasta destaca que quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

CNU: resultado sai resultado de revisão de notas de títulos nesta terça-feira

Pedidos podem ser consultados no site do certame O Ministério da Gestão e da Inovação ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.