Home / Bragança / Justiça determina interdição provisória da Escola Argentina Pereira em Bragança

Justiça determina interdição provisória da Escola Argentina Pereira em Bragança

A Justiça estadual deferiu parcialmente, na última quarta-feira (29), o pedido liminar do Ministério Público em ação civil pública e determinou ao Estado do Pará a interdição provisória da Escola Estadual Argentina Pereira em Bragança. A ação foi ajuizada pela Promotora de Justiça Maria Cláudia Vitorino no dia 23 de março.

Na decisão foi determinado também que o Estado providencie e comprove nos autos o remanejamento das crianças e adolescentes, alunos da escola, bem como professores e servidores para outro espaço físico, no prazo de 15 dias, para um local adequado, seguro e limpo, em conformidade com normas regulamentares.

E, ainda, que o Estado apresente laudo emitido por engenheiro civil regularmente inscrito no CREA/PA acerca das condições físicas em relação a Escola Argentina Pereira em Bragança, no prazo de 30 dias.

A medida judicial foi tomada após visitas na referida escola, onde foram encontrados inúmeros problemas, como: infiltrações nas paredes; banheiros insalubres e sem portas; falta de forro no teto na maioria dos espaços físicos; quadra inacabada e sem cobertura; grande área externa ociosa; mobiliários em péssimo estado de conservação. 

Com isso, foi solicitado pelo MPPA ao Corpo dos Bombeiros uma vistoria na escola, que concluiu que o estabelecimento escolar não possui nenhum Sistema Preventivo de Combate a Incêndio e Emergência fazendo-se necessária a instalação de equipamentos básicos de combate a incêndio.

A ação do MPPA visou não somente a interdição da escola, mas também o remanejamento humanizado dos alunos e professores para um local que atenda às necessidades listadas para o funcionamento do núcleo de educação.

O não cumprimento das obrigações de fazer determinadas implicará em multa diária no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento, limitadas a R$ 500 mil, sem prejuízo da adoção das medidas necessárias à efetivação da tutela específica ou obtenção do resultado prático equivalente.

 

Fonte: Ministério Público do Pará

Veja Também

Câmara Municipal de Bragança recebe Selo Diamante do TCM-PA por excelência em transparência pública

Reconhecimento reforça o compromisso com a transparência e a gestão responsável no município Na última ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.