Home / Pará / UFPA: mais de 1,4 mil estudantes podem perder vagas

UFPA: mais de 1,4 mil estudantes podem perder vagas

Estudantes que ultrapassaram o tempo máximo de conclusão de seus cursos na Universidade Federal do Pará (UFPA) poderão perder as vagas. Na segunda-feira (3), a instituição determinou que 1.466 estudantes precisam manifestar interesse em concluir a graduação e apresentar documentação para análise da situação. O prazo para comparecimento é o dia 20 de abril.

Para não ser jubilado, o convocado deve procurar a direção da faculdade para ser informado sobre a situação acadêmica e orientado quanto aos procedimentos a serem adotados para a conclusão do curso. Os casos serão avaliados individualmente, por comissões internas dos cursos. Se o caso for deferido, será elaborado um planejamento das atividades curriculares a serem desenvolvidas pelo discente e ele precisará assinar um termo de compromisso para cumprimento das atividades previstas no período concedido.

Quem não comparecer à convocação no prazo estabelecido terá sua vaga prescrita a partir do dia 22 de abril de 2023.

O chamamento para prescrição de vagas é feito anualmente pela universidade, mas, desde 2020, foi interrompido em decorrência da pandemia de covid-19. O retorno da convocação em 2023 tem um diferencial, como explica a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro.

“Com a covid-19, não consideramos os anos de 2020 e 2021 na contagem do tempo máximo de graduação. Assim, somamos dois anos ao prazo normal de prescrição, atendendo à Resolução UFPA N.º 5332/2020. A intenção é que todos possam concluir seus cursos. No entanto, os prazos devem ser cumpridos, pois, logo após, a UFPA iniciará as análises para a ocupação das vagas remanescentes, para que outras pessoas possam também acessar a universidade pública”, diz.

O Regulamento de Graduação da UFPA determina que os alunos que ultrapassarem o tempo máximo de graduação (tempo de curso, mais 50%) perderão o direito à vaga e serão jubilados. A relação completa do estudantes convocados para conclusão de seus cursos está disponível na página do Centro de Registro e Indicadores Acadêmicos.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.