Home / Pará / Covid-19: em meio a aumento de casos, cobertura vacinal no Pará não avança

Covid-19: em meio a aumento de casos, cobertura vacinal no Pará não avança

Nos últimos boletins InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Pará e mais nove estados — Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo — apresentaram tendência de aumento de casos de covid-19 e outras síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). Os levantamentos foram publicados nos dias 27 de março e 4 de abril. Mas desde a divulgação de ambos, a cobertura vacinal contra o coronavírus SARS-CoV-2 não tem avançado. Ao menos é o que consta na base de dados do Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). E após um mês, a vacinação bivalente não atingiu nem 25% da meta.

Atualmente, o Pará tem uma população apta a se vacinar contra a covid-19 de 7,46 milhões de pessoas. Do total, 90,2% tomaram as duas doses de imunizantes. Contudo, a terceira dose só foi tomada por 33,4% das pessoas. A quarta dose, que já está disponível para praticamente todos os públicos, só chegou a 8,45% de cobertura. Já a quinta dose tem pouco mais de 3% de cobertura. Os dados foram registrados às 12h38 desta segunda-feira (10). E é o mesmo balanço colhido do site do Vacinômetro no dia 28 de março.

A Sespa informa que, até a manhã desta segunda, foram aplicadas 130.330 doses de vacina, o que corresponde a 24.04% da meta. Diante da baixa demanda, a Capital agora oferece o imunizante bivalente para pessoas a partir de 40 anos.

Desde o dia 17 de março de 2021 — data de registro do paciente zero do Pará —, o estado acumula 877.033 casos de covid-19 confirmados. Desses, 19.063 evoluíram a óbito. Os dados de casos são do Sistema de Monitoramento da Covid-19, também da Sespa, colhidos às 12h45 desta segunda-feira (10).

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.