Home / Política / Lewandowski se despede hoje do Supremo após 17 anos

Lewandowski se despede hoje do Supremo após 17 anos

Nesta terça-feira, 11, o ministro se aposenta do Supremo Tribunal Federal (STF) após 17 anos de trabalho na Corte máxima. O magistrado proferiu cerca de 200 atos judiciais desde que assumiu a cadeira do jurista Carlos Velloso em 2006, atuando em casos emblemáticos como o julgamento sobre cotas raciais em universidades federais, a decisão que concedeu prisão domiciliar às presas gestantes, puérperas e mães de crianças de até 12 anos e os processos relativos ao combate à pandemia da covid-19.

Antes de deixar oficialmente os quadros das Cortes superiores, Lewandowski deve participar da sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral na noite desta terça-feira, 11, do qual é vice-presidente. A reunião colegiada dos ministros do STF, realizada às quartas, já terá uma cadeira vazia na sessão de amanhã, 12.

Sucessor ainda não está definido

O sucessor do ministro ainda não foi definido, mas os favoritos são o advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula na extinta Operação Lava Jato, e o jurista Manoel Carlos de Almeida, pupilo do ministro do STF. No entanto, cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar um novo ministro à Corte máxima, nome que deve ser aprovado pelo Senado.

Lewandowski deixa o STF um mês antes de completar 75 anos, marco da aposentadoria compulsória. A antecipação da saída da Corte máxima se deu em razão de “compromissos acadêmicos”, indicou o ministro ao anunciar a aposentadoria no final de março.

Magistrado presidiu a Corte e o Conselho Nacional de Justiça

O magistrado chegou ao Supremo por indicação do presidente Lula e presidiu a Corte e o Conselho Nacional de Justiça entre 2014 e 2016. Em tal período, determinou o fim da tramitação dos processos ‘ocultos’ e foi responsável pela implementação das audiências de custódia em todo o país.

 

Fonte: Oliberal

Sobre Redação Diário do Caeté

Veja Também

STF condena Bolsonaro a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou, nesta quinta-feira (11), o ex-presidente Jair ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.