O WhatsApp anunciou uma mudança para evitar roubos de conta. Agora, se houver uma tentativa de transferir as conversas para um novo celular, o aplicativo poderá pedir uma confirmação no aparelho antigo. A atualização começa a ser liberada para todos os usuários nesta quinta-feira, 13.
Com a mudança, quando notar um comportamento suspeito, o WhatsApp vai perguntar no celular antigo se a pessoa realmente quer migrar a conta para outro smartphone . O aplicativo não divulga o que considera para classificar uma situação como suspeita.
O alerta vai exibir o horário e em qual modelo de celular aconteceu a tentativa de transferência. Além disso, o aplicativo vai explicitar que a transferência remove totalmente a conta do celular antigo. Os usuários, por sua vez, poderão permitir ou não a migração.
A empresa informou que caso a pessoa não tenha mais acesso ao celular antigo, seja por roubo, furto ou porque o aparelho quebrou, será possível solicitar uma segunda senha de uso único para prosseguir com a transferência.
A ideia do WhatsApp é criar uma nova etapa de verificação e combater tentativas não autorizadas de transferir a conta. A medida pode evitar, por exemplo, casos em que usuários têm o perfil roubado após enviarem o código de verificação do aplicativo para terceiros.
Códigos de verificação automáticos
O pacote de recursos de segurança inclui ainda uma mudança na forma como usuários verificam se uma conversa é protegida pela criptografia de ponta a ponta. A atualização vai permitir que cada um faça o teste imediatamente ao clicar sobre o nome do contato no chat e selecionar “Criptografia”.
Até então, essa página mostrava apenas um QR Code e um código número de 60 dígitos, que ainda vão estar disponíveis, mas exige uma interação entre os participantes da conversa para confirmar a proteção.