Home / Pará / BPC: Pará tem quase 250 mil beneficiários; veja como solicitar

BPC: Pará tem quase 250 mil beneficiários; veja como solicitar

Todos os meses milhões de brasileiros recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) no valor de um salário mínimo. O benefício é voltado para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de longo prazo, com renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo. Somente no Pará, são quase 250 mil beneficiários.

Quase seis milhões de pessoas recebem o benefício em todo o Brasil, que não precisa de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O BPC não é considerado aposentadoria e, por conta disso, não deixa pensão por morte, não paga 13º salário e não é vitalício, podendo ser cancelado caso as condições para seu recebimento sejam descumpridas.

Ao todo, o Governo Federal disponibilizou, entre janeiro e março de 2023, cerca de R$650 milhões para o pagamento do benefício no Pará. Belém lidera o número de beneficiários, com quase 65 mil, seguida de Ananindeua, com pouco mais de 19 mil e Castanhal, com aproximadamente 8 mil pessoas recebendo o BPC. Os municípios que têm menos beneficiários são: Bannach com 49 beneficiários, Santa Cruz do Arari com 48 beneficiários e Santarém Novo com  um total de 45 beneficiários.

Como solicitar o BPC?

Para solicitar o BPC, é necessário atender aos requisitos estabelecidos pela lei e seguir alguns passos simples: primeiro, o cidadão deve realizar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu município. Em seguida, é necessário agendar uma avaliação médica no INSS para comprovar a condição de deficiência ou idade avançada.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

Equatorial Pará leva caravana de serviços à cidade de Tracuateua

E+ Caravana Equatorial oferece serviços como troca de lâmpadas, negociação de débitos e cadastro na ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.