Home / Política / MP Eleitoral pede suspensão de 7 diretórios regionais de partidos no Pará

MP Eleitoral pede suspensão de 7 diretórios regionais de partidos no Pará

O Ministério Público Eleitoral pediu nesta segunda-feira (17) ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) a suspensão de 7 diretórios regionais de partidos políticos. O pedido ocorreu por falta de prestação de contas de anos anteriores.

Caso o TRE decidir pela suspensão dos registros ou anotações das legendas, os 7 diretórios não podem registrar candidatos enquanto não regularizar a situação.

Os diretórios regionais com contas anuais não declaradas em acórdãos transitados em julgado são dos partidos:

  • Avante
  • Partido Comunista Brasileiro (PCB)
  • Partido da Causa Operária (PCO)
  • Partido da Mobilizacao Nacional (PMN)
  • Partido Trabalhista Brasileiro (PTB)
  • Rede Sustentabilidade
  • Unidade Popular

Entenda

O julgamento das contas não prestadas, no caso de partido, pela Justiça Eleitoral gera a suspensão do registro ou da anotação do órgão de direção estadual ou municipal.

Porém, o Supremo Tribunal Federal (STF) firmou o entendimento de que essa sanção de suspensão do registro ou anotação do órgão partidário regional ou municipal não pode ser automática e só pode ser aplicada após decisão, com trânsito em julgado, decorrente de procedimento específico de suspensão de registro.

Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou proposta de resolução para regulamentar a suspensão da anotação de órgão partidário estadual, regional, municipal ou zonal após o trânsito em julgado da decisão que julgar não prestadas as contas de exercício financeiro ou de campanha eleitoral.

Com base nessa nova regulamentação do TSE que o Ministério Público Eleitoral no Pará ingressou com as representações. O MP Eleitoral segue analisando a situação das contas de outros diretórios, e novos pedidos de suspensão podem ser apresentados.

 

Fonte: G1 Pará

Veja Também

Votos de Edson Oliveira são oficialmente anulados após indeferimento ser confirmado pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral confirmou o indeferimento da candidatura de Edson Oliveira (PP) após apreciação nas ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.