Já é comprovado cientificamente que trocar eletrodomésticos antigos por novos podem fazer uma redução grande na sua conta de energia. E não só nela, os danos ao meio ambiente também são reduzidos. Isso ocorre porque geladeiras, aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo, chuveiro elétricos e outros eletrodomésticos em geral antigos demandam um consumo energético bem maior que os modelos atuais. O mercado produtor de eletrodomésticos está sempre atualizando os produtos para aumentar sua eficiência e consumo, diminuindo também a conta do consumidor.
E o planeta agradece! Muita gente pensa em reduzir os impactos que os seres humanos estão causando no meio ambiente e no aquecimento global, e uma das ideias que surgiram em várias cidades do país e que já tem sido colocada em prática, é a criação de programas de substituição de geladeiras antigas por novas, em casas de famílias com baixa renda. Normalmente em casas com poder aquisitivo menor, é comum encontrarmos modelos mais antigos de eletrodomésticos, seja por terem adquirido eles de segunda mão, ou pela falta de verba para substituir por novos.
Aqui no estado do Pará uma iniciativa da empresa Equatorial chama a atenção neste quesito. A empresa lançou um programa, chamado “E+ Geladeira”, que sorteia entre os clientes geladeiras novas! Uma ideia bastante inovadora e sustentável.
Os sorteios acontecem em datas e específicas que são comunicados através das redes sociais da Equatorial e no portal. Veja os critérios para participar:
Para se cadastrar, os interessados devem comparecer no local indicado e devem atender aos seguintes critérios:
Possuir uma geladeira velha em funcionamento;
Estar em dia com sua conta de energia, ou ter negociado débito e quitado a entrada;
Ser o titular da conta de energia (ou a conta estar no nome do pai ou mãe);
Levar CPF, RG e a última conta de energia paga.
Fonte: Roma News