Home / Brasil / Ibama nega licença para Petrobras perfurar poço de petróleo no litoral do Amapá

Ibama nega licença para Petrobras perfurar poço de petróleo no litoral do Amapá

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) negou licença para a Petrobras perfurar poço de petróleo na bacia do Foz do Amazonas, no litoral do Amapá. De acordo com o documento, a Petrobras não apresentou garantias para atendimentos à fauna em possíveis acidentes com o derramamento de óleo.

O parecer técnico aponta lacunas quanto à previsão de impactos da atividade em três terras indígenas em Oiapoque. “Não restam dúvidas de que foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências”, escreveu Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama.

A área requerida tem potencial de exploração de 14 bilhões de barris de petróleo e compreende a região litorânea do Amapá até o Rio Grande do Norte.

A estatal informou em novembro de 2022 que o processo de licenciamento estava na fase execução dos projetos ambientais e preparação para a Avaliação Pré-Operacional (APO), requisito para a emissão da licença ambiental, pelo Ibama. Um parecer contra a perfuração já havia sido divulgado pela área técnica do Ibama.

 

Fonte: Oliberal

Veja Também

CNU: resultado sai resultado de revisão de notas de títulos nesta terça-feira

Pedidos podem ser consultados no site do certame O Ministério da Gestão e da Inovação ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.